Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Considere as assertivas abaixo, sobre plaquetopenia. I - Pacientes com contagem de plaquetas de 100.000/mm³ ou mais são usualmente assintomáticos e permanecem com tempo de sangramento normal, não havendo risco de sangramentos excessivos mesmo em cirurgias de grande porte. II - Pacientes com contagem de plaquetas entre 50.000 e 100.000/mm³ podem sangrar por mais tempo do que o usual, mas, se a função plaquetária for normal e não houver complicações hemorrágicas, podem ser submetidos a procedimentos cirúrgicos como biópsia de rim e de fígado. III - Em pacientes com contagem de plaquetas abaixo de 50.000/mm³, podem ocorrer sangramentos provocados por pequenos traumas; se a contagem estiver abaixo de 20.000/mm³, pode haver sangramentos espontâneos, sendo necessária transfusão profilática de plaquetas com valores inferiores ou iguais a 10.000/mm³. Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
Em relação ao hipoparatiroidismo primário, como encontra-se o cálcio e fósforo plasmático, respectivamente:
Das alternativas abaixo, assinale qual o melhor tratamento para um paciente que apresenta hemorroidas grau II. (CORMAN, Marvin L. Colon and Rectal Surgery, p. 42 a 71)
Assinale a alternativa correta em relação à idade de aparecimento e desaparecimento dos reflexos primitivos em uma criança com desenvolvimento normal.
Uma paciente com 21 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, deu entrada ao pronto-socorro com trauma toracoabdominal e cranioencefálico. A paciente estava no banco traseiro do veículo, sem cinto de segurança. Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Caso a paciente apresente hemotórax devido ao trauma, este deverá ser drenado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular.
Compartilhar