Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considere as assertivas abaixo sobre hipercalcemia associada a câncer. I - É uma síndrome paraneoplásica rara; II - O manejo foi facilitado com a introdução dos bisfosfonados; III - Pacientes sintomáticos ou com cálcio sérico acima de 13 mg/dl necessitam de intervenção terapêutica agressiva e imediata. Quais são as corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas II e III
E
I, II e III
Paciente do sexo masculino, 31 anos, com quadro de colesteatoma de orelha média à esquerda, procurou atendimento. Frente a esse caso, qual a melhor conduta?
Pré-escolar de dois anos apresenta mancha branca no olho direito. Há seis meses, a mãe percebeu que a criança apresentava desvio do olho direito quando fixava olhar, tendo procurado oftalmologista que prescreveu o uso de óculos para estrabismo. Há um mês, ao bater a luz, notou reflexo esbranquiçado na pupila. Em reavaliação por oftalmologista, o exame de fundo de olho evidenciou massa em cavidade vítrea de olho direito. Nos antecedentes pessoais, parto normal a termo, sem intercorrências no período neonatal e desenvolvimento neuropsicomotor normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A síndrome de Munchausen é ocasionada por:
Um paciente de vinte anos de idade, compareceu a uma unidade básica de saúde informando apresentar, havia três meses, tosse e chiados no peito os quais vêm se agravando progressivamente. Esse quadro tem se manifestado em associação com rinorreia e prurido nasal. O exame físico mostrou edema de cornetos nasais e sibilos expiratórios em ambas as regiões infraescapulares. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir. Os sintomas apresentados pelo referido paciente e o exame do nariz dão margem ao diagnóstico de rinite alérgica.
Compartilhar