Questões na prática

Clínica Médica

Psiquiatria

Hepatologia

Psiquiatria

Considere as condições abaixo, relacionadas à dependência do álcool: I. Tolerância ao uso. II. Sintomas de abstinência. III. Quantidade diária de consumo. Quais delas permitem estabelecer o diagnóstico clínico desta dependência?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
I, II e III
Recém-nascido, sexo masculino, iniciou ao final da terceira semana de vida, quadro de vômitos em jato após mamadas ao seio materno. A mãe procurou serviço de emergência sendo prescrito antiemético e recomendada elevação da cabeceira do berço. Os vômitos persistiram e se agravaram nos três dias subsequentes. A criança passou a perder peso e a apresentar pouca atividade, além de diminuição do débito urinário. Foi então novamente levado à emergência e os exames laboratoriais iniciais mostraram: Cloro: 90mEq/L, Potássio: 3,3 mEq/L, Sódio: 130 mEq/L. A gasometria colhida evidenciou alcalose metabólica. Frente ao quadro apresentado, o diagnóstico mais provável é:
É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:
Qual é o teste laboratorial mais confiável para o diagnóstico de ataque agudo de malária?
Associe as doenças de etiologia genética (coluna da esquerda) aos tipos de herança (coluna da direita). 1- Hemofilia A; 2- Anemia falciforme; 3- Fibrose cística; 4- Neurofibromatose; 5- Síndrome da Edwards; ( ) Herança autossômica dominante; ( ) Herança autossômica recessiva; ( ) Herança recessiva ligada ao X. A sequência númerica correta, de cima para baixo, da coluna direita, é:
Compartilhar