Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Considere as seguintes afirmações em relação à silicose. I - O diagnóstico de silicose é feito, fundamentalmente, com base nos estudos de função pulmonar. II - As atividades de risco para silicose, no Brasil, são provenientes da mineração subterrânea e de superfície, da indústria das cerâmicas e das fundições que utilizam areia no processo. III - A associação da silicose com tuberculose é uma complicação que normalmente implica rápida progressão da fibrose pulmonar. Marque a alternativa correta.

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Um usuário de 40 anos, em situação de rua, com antecedente de uso intermitente de albergue no último ano, chega a um serviço de atenção básica relatando tosse com expectoração há quatro semanas. Não apresenta outras queixas. Ações que deveriam ser realizadas pelo serviço de saúde que atende a esse usuário segundo o Programa de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde do Brasil:
Sr. Carlos, 70 anos, chega a emergência com dor nas costas, que piora com a tosse e a mobilização. Tem câncer de pulmão não pequenas células, tipo epidermoide. Exame físico: discreta paraparesia de MMII. Ressonância magnética: lesão lítica no corpo de T12, com compressão medular. A conduta inicial é:
A hiperplasia prostática benigna (HPB) representa uma das doenças mais frequentes do homem. Nessa patologia:
O reflexo de Moro está presente até qual idade da criança?
Compartilhar