Questões na prática

Pediatria

Psiquiatria

Neuropediatria

Considere as seguintes afirmações sobre o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade. I - Tabagismo durante a gestação está associado a um aumento no número de casos. II - Cerca de 3/4 dos escolares com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade irão responder ao tratamento com metilfenidato. III - São raras as alterações de eletroencefalograma e ressonância magnética funcional. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
Paciente de 50 anos etilista dá entrada na sala de emergência com hematêmese volumosa. Apresenta F.C.: 130 bpm, P.A.: 90 x 60 mmHg e confusão mental. A conduta inicial deve ser:
Paciente do sexo feminino, 65 anos, dá entrada no pronto-socorro com relato de hematêmese de grande monta há cerca de 30 minutos. Os sinais vitais de entrada são: P.A 100 x 60 mmHg e FC 88 bpm. Realiza-se a passagem de cânula nasogástrica com saída de cerca de 300 ml de sangue vivo. Após ressuscitação volêmica da paciente, qual é o próximo passo na investigação diagnóstica da mesma?
Sobre a obesidade mórbida podemos afirmar que as alternativas corretas são: 1. É indicada a cirurgia em paciente com índice de massa corpórea ou IMC = ou "maior que" a 40 Kg/m². 2. Pacientes submetidos à derivação gástrica em “Y de Roux” não necessitam complementação vitamínica. 3. A derivação biliopancreática é a cirurgia bariátrica que promove maior perda de excesso de peso. 4. Infarto agudo do miocárdio e fístula anastomótica são as principais causas de morte após cirurgia bariátrica . 5. Taquicardia no pós-operatório de cirurgia bariátrica pode ser o único indicativo de fístula anastomótica.
Paciente no 5º dia de pós-operatório de uma gastrectomia subtotal por uma lesão maligna precoce do antro gástrico, iniciou um quadro de alguns picos febris de 37,8°C, mantendo pressão arterial dentro dos níveis normais, FC de 92 bpm, FR 22 irpm e um estado geral compensado, além de hematócrito de 26% e 11.200 leucócitos com 5 bastonetes. Qual exame é indicado para esclarecer o diagnóstico?
Compartilhar