Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Considere as seguintes informações: I- A glicose passa a placenta por difusão facilitada. A insulina não ultrapassa a barreira placentária. II- Ocorre agravamento do diabetes na gestação entre 12 e 20 semanas de gestação. III- No binômio diabetes mellitus e gravidez há possibilidade de complicações, tais como parto pré-termo, pré-eclâmpsia, polidrâmnio e macrossomia. Assinale a alternativa correta:

A
I e II estão corretas
B
I e III estão corretas
C
II e III estão corretas
D
Apenas II está correta
E
Apenas III está correta
Paciente de sessenta anos de idade, com mãe falecida de câncer de mama, apresenta tumor mamário com descarga papilar serosa espontânea. Qual a melhor orientação para o diagnóstico?
Em algumas afecções cardiopulmonares, durante uma inspiração sustentada pode-se detectar pulso paradoxal, que se refere a:
Homem procedente do sistema prisional com queixa de febre vespertina e tosse há 8 semanas, emagrecimento de 10 kg e, atualmente, dispneia aos esforços. Ao exame expansibilidade diminuída em terço inferior do hemitórax esquerdo, macicez à percussão, frêmito toraco-vocal e murmúrio vesicular abolidos nessa localização.
Roger tem 4 meses, é filho da advogada Luiza, e fica em creche desde os 3 meses. Na avaliação semanal pelo pediatra da creche, ele identifica que Roger está choroso, irritado, esfregando os pés um no outro. Há lesões papulocrostosas no tronco e nos membros e lesões vesicocrostosas nas plantas dos pés. Leilane, cuidadora da creche, tem lesões papulocrostosas e pruriginosas sob as mamas, nas axilas e entre os dedos das mãos. O tratamento recomendado para Roger é com:
Compartilhar