Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Considere as seguintes lesões vulvares (próximas ao introito vaginal), ambas surgidas há menos de uma semana: I. Lesão ulcerada indolor de bordas salientes e endurecidas, base avermelhada não purulenta. Presença de linfadenomegalia inguinal discreta homolateral. II. Vesículas coalescentes dolorosas, algumas rotas com exulceração e crostas. Presença de gânglios inguinais um pouco aumentados e dolorosos. Assinale a alternativa CORRETA.

Para tratamento de ferimento na região palmar hipotênar da mão, o bloqueio mais adequado deve ser empreendido no nervo:
Paciente masculino 35 anos de idade, vítima de atropelamento.Trazido pelo resgate, deu entrada no serviço de emergência. Encontrava-se agitado, com frequência respiratória de 32 mrp, frequência cardíaca 128 bpm e PA 90/60. Apresentava lacerações múltiplas em hemiface D, couro cabeludo, fratura perna esquerda e escoriações em hemitorax D e abdômen. Após avaliação inicial, e reanimação ABCs, realizou-se FAST (ultrassom na sala de emergência) com resultado positivo. O paciente permaneceu com quadro de instabilidade, ao que o cirurgião indicou laparotomia exploradora. Durante o ato operatório no inventário da cavidade abdominal encontrou-se: laceração hepática (grau III); contusão pancreática (grau I); e lesão intestino delgado (grau II). Todas as lesões foram tratadas adequadamente. Após a intervenção, o paciente foi encaminhado para a unidade de terapia intensiva. Na avaliação do intesivista: registram-se PAM (pressão arterial média) 82; PIA (pressão intra-abdominal) 20; GASOMETRIA (BE -11, PCO2 38, PO2 95, HCO3 21); LACTATO SERICO 3 e Creatinina 1.6. Considerando esse quadro qual é a melhor conduta em relação ao atendimento do paciente?
Lactente do sexo masculino de 3 meses apresenta tumoração inguinal redutível a esquerda com testículo tópico deste lado e criptorquidia direita, com testículo palpável em região inguinal direita. A conduta recomendada neste caso é:
Um recém-nascido a termo, raça negra, Apgar de 9 e 10, apresenta, ao exame físico inicial, máculas hiperpigmentadas e pústulas em face e tronco. Não há relato de intercorrências durante a gestação, o parto foi vaginal e a bolsa rompeu 1h antes do parto. O RN encontra-se ativo e apresenta boa sucção. A hipótese mais provável é:
Compartilhar