Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considere as seguintes pacientes na primeira consulta: I. Mulher de 56 anos com área densa palpável, mal delimitada, medindo cerca de 2,5 cm de diâmetro em quadrante súpero-lateral da mama esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. II. Mulher de 26 anos com queixa de dor mamária bilateral cíclica uma semana antes da menstruação, mais intensa à esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. Exame clínico das mamas considerado normal. III. Mulher de 49 anos, queixando-se de nódulos que aparecem e desaparecem nas mamas. Traz ultrassonografia de outro serviço evidenciando cinco cistos simples com menos de 1 cm de diâmetro dispersos em ambas as mamas, sem evidência de nódulos sólidos. Apresenta menstruações regulares. Refere que a mãe teve câncer de mama aos 57 anos. Próximo exame complementar mais apropriado a ser solicitado para as pacientes I, II e III, respectivamente, é:

A
mamografia bilateral; nenhum exame complementar; punção dos cistos para exame citológico.
B
mamografia bilateral; ultrassonografia de mamas; punção dos cistos para exame citológico.
C
biópsia por agulha grossa do nódulo; nenhum exame complementar; punção dos cistos para exame citologico
D
biópsia por agulha grossa do nódulo; ultrassonografia das mamas; punção dos cistos para exame citológico.
E
mamografia bilateral; nenhum exame complementar; mamografia bilateral.
Homem, 78 anos, acamado de longa data, chega ao atendimento com úlcera por pressão em região glútea, de 4 cm de diâmetro e exposição de músculo. Nota-se também que a mesma não apresenta sinais de infecção ou necrose, porém, apresenta secreção abundante, sem odor. Qual é o tratamento mais indicado?
Mulher, 58 anos, atendida em unidade hospitalar de urgência e emergência, com dor de início súbito em membro inferior esquerdo associado à cianose não fixa, frialdade, parestesia e dificuldade de movimentação há quatro horas. Ao exame apresentava ritmo cardíaco irregular. Pressão arterial: 140 x 90 mmHg; FC: 100 bpm. Pulsos periféricos ausentes à palpação desde a região femoral nesta extremidade. Membro inferior contralateral com perfusão normal e pulsos periféricos amplos. Qual a conduta diante deste caso?
Criança com desvio ocular deve ser encaminhada ao oftalmologista:
Analise as seguintes assertivas em relação ao que a hipotermia moderada (temperatura corporal 28°C à 32,2°C) pode causar: I. Midríase. II. Ondas J no ECG. III. Hiper-reflexia. IV. Aumento do fluxo sanguíneo renal. Quais estão corretas?
Compartilhar