Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considere as seguintes pacientes na primeira consulta: I. Mulher de 56 anos com área densa palpável, mal delimitada, medindo cerca de 2,5 cm de diâmetro em quadrante súpero-lateral da mama esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. II. Mulher de 26 anos com queixa de dor mamária bilateral cíclica uma semana antes da menstruação, mais intensa à esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. Exame clínico das mamas considerado normal. III. Mulher de 49 anos, queixando-se de nódulos que aparecem e desaparecem nas mamas. Traz ultrassonografia de outro serviço evidenciando cinco cistos simples com menos de 1 cm de diâmetro dispersos em ambas as mamas, sem evidência de nódulos sólidos. Apresenta menstruações regulares. Refere que a mãe teve câncer de mama aos 57 anos. Próximo exame complementar mais apropriado a ser solicitado para as pacientes I, II e III, respectivamente, é:

A
mamografia bilateral; nenhum exame complementar; punção dos cistos para exame citológico.
B
mamografia bilateral; ultrassonografia de mamas; punção dos cistos para exame citológico.
C
biópsia por agulha grossa do nódulo; nenhum exame complementar; punção dos cistos para exame citologico
D
biópsia por agulha grossa do nódulo; ultrassonografia das mamas; punção dos cistos para exame citológico.
E
mamografia bilateral; nenhum exame complementar; mamografia bilateral.
Ao examinarmos uma paciente em trabalho de parto, esta apresenta 5 (cinco) contrações em dez minutos, colo totalmente dilatado, vértice da cabeça fetal a um centímetro abaixo das espinhas ciáticas. A sutura sagital encontra-se no sentido do diâmetro obliquo esquerdo da bacia materna com a pequena fontanela voltada anteriormente para a esquerda. Com base nesta descrição concluímos que se trata de:
A doença reumática ainda acomete com frequência países em desenvolvimento; quanto a ela, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente adequadamente tratada de endometrite pós-parto, na qual o exame físico e os complementares não revelam alterações. A persistência de febre sugere:
Sobre a drenagem percutânea dos abscessos intra-abdominais, é correto afirmar, exceto:
Compartilhar