Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Considere as seguintes pacientes na primeira consulta: I. Mulher de 56 anos com área densa palpável, mal delimitada, medindo cerca de 2,5 cm de diâmetro em quadrante súpero-lateral da mama esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. II. Mulher de 26 anos com queixa de dor mamária bilateral cíclica uma semana antes da menstruação, mais intensa à esquerda. Nega antecedentes familiares para câncer de mama. Exame clínico das mamas considerado normal. III. Mulher de 49 anos, queixando-se de nódulos que aparecem e desaparecem nas mamas. Traz ultrassonografia de outro serviço evidenciando cinco cistos simples com menos de 1 cm de diâmetro dispersos em ambas as mamas, sem evidência de nódulos sólidos. Apresenta menstruações regulares. Refere que a mãe teve câncer de mama aos 57 anos. Próximo exame complementar mais apropriado a ser solicitado para as pacientes I, II e III, respectivamente, é:

A
mamografia bilateral; nenhum exame complementar; punção dos cistos para exame citológico.
B
mamografia bilateral; ultrassonografia de mamas; punção dos cistos para exame citológico.
C
biópsia por agulha grossa do nódulo; nenhum exame complementar; punção dos cistos para exame citologico
D
biópsia por agulha grossa do nódulo; ultrassonografia das mamas; punção dos cistos para exame citológico.
E
mamografia bilateral; nenhum exame complementar; mamografia bilateral.
São complicações após uma herniorrafia inguinal unilateral:
Paciente masculino, 78 anos, branco, institucionalizado, comparece ao P.S com quadro de confusão mental, agitação psicomotora e recusa alimentar. Qual melhor diagnóstico a considerar?
JPC, 6 anos, é trazido ao pronto atendimento da pediatria acompanhado de sua mãe que refere que seu filho vinha com quadro gripal há aproximadamente 6 dias e, atualmente está com queixa de rinorreia purulenta, tosse diurna com piora noturna, obstrução nasal e febre não medida. Qual a primeira hipótese diagnóstica?
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa condição.
Compartilhar