Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Considere o caso de paciente do sexo feminino, 34 anos, com discreta dor e desconforto em hipocôndrio.Traz à consulta ecografia abdominal, evidenciando nódulo hepático com 7 cm de diâmetro. A paciente nega anorexia, emagrecimento, transfusões sanguíneas ou cirurgias prévias. O único medicamento em uso é anticoncepcional oral há 17 anos. Traz à consulta hemograma e provas de função hepática normais. Diante dessa situação clínica, a principal hipótese diagnóstica é:

A
metástase hepática.
B
carcinoma hepatocelular.
C
hiperplasia nodular focal.
D
adenoma hepatocelular.
E
colangiocarcinoma.
"Fratura é uma ruptura na arquitetura normal do osso. Nas lesões pediátricas, as fraturas podem incluir uma lesão localizada na placa cartilaginosa de crescimento ou uma lesão através desta placa que pode não ser evidente radiologicamente". Sobre os tipos de fratura é correto afirmar:
<p>Um paciente vivendo com HIV/Aids há 15 anos, em Terapia Antirretroviral (TARV) atual com tenofovir, emtricitabina e fosamprenavir, comparece para avaliação oftalmológica em função de redução da acuidade visual. Sua última contagem de linfócitos T-CD4+ é de 40 céls/µl e sua última carga viral (PCR), 2,3 logs. A fundoscopia revela a presença de coriorretinite caracterizada por extensas áreas de necrose retiniana com hemorragias de permeio acompanhando os vasos retinianos (aspecto clássico em "queijo e ketchup"). A hipótese etiológica provável de tal retinite é:</p>
Paciente, 65 anos, masculino, com quadro de lombalgia há 2 meses, com piora à movimentação. Refere que há 45 dias iniciou paraparesia e há 2 dias está com incapacidade de movimentação de membros inferiores. Você está de plantão no pronto-socorro e faz o primeiro atendimento do paciente. Escolha a conduta CORRETA:
A acuidade visual 20/20 só é alcançada na criança com a idade de:
Compartilhar