Considere o caso de paciente do sexo feminino, 34 anos, com discreta dor e desconforto em hipocôndrio.Traz à consulta ecografia abdominal, evidenciando nódulo hepático com 7 cm de diâmetro. A paciente nega anorexia, emagrecimento, transfusões sanguíneas ou cirurgias prévias. O único medicamento em uso é anticoncepcional oral há 17 anos. Traz à consulta hemograma e provas de função hepática normais. Diante dessa situação clínica, a principal hipótese diagnóstica é:
A
metástase hepática.
B
carcinoma hepatocelular.
C
hiperplasia nodular focal.
D
adenoma hepatocelular.
E
colangiocarcinoma.
Outras questões
Mulher de 28 anos, com artrite reumatoide, apresenta-se com piora da artrite. Ela toma Naproxen 500 mg 02 vezes ao dia e prednisona 05 mg/dia. Ao exame, sinovites em várias pequenas articulações das mãos e pés. Tem relato de Hepatite C. Qual dos seguintes é o passo mais apropriado na terapêutica desta paciente?
Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?
Considere a situação onde você seja um gestor de saúde e esteja planejando ações estratégicas de prevenção e promoção de saúde em sua comunidade. É necessário saber a prevalência dos principais fatores nocivos à saúde. Dentre os fatores nocivos a saúde abaixo, assinale o mais prevalente em grandes cidades do Brasil:
Em atividades de rotina, você e sua equipe concluem o diagnóstico de tuberculose pulmonar em um casal recém-ingresso em um domicílio de sua área de referência. Trata-se dos pais de um recém-nascido. Você inicia o tratamento com tuberculostáticos e paralelamente avaliam os contatos. Em relação à criança, a conduta indicada será: