Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Considere o caso de um paciente de 50 anos que está no 1º pós-operatório de gastrectomia total. Ele está em jejum e apresenta febre. Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.

A
Atelectasia pode ser a causa da febre desse paciente.
B
A oferta de 100 g de glicose a esse paciente irá diminuir a produção de ureia urinária.
C
Esse paciente pode apresentar um seroma na ferida operatória o qual é uma coleção anormal de sangue na camada subcutânea da incisão.
D
O procedimento cirúrgico realizado nesse paciente tem menor morbimortalidade que a ressecção gástrica próxima.
E
A reconstrução do trânsito digestivo pode ter sido feita com uma anastomose em Y de Roux.
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. Nesse paciente, o uso do anestésico inalatório halotano promove o aumento da pressão arterial, por provocar aumento da resistência vascular sistêmica.
Com relação a crianças nascidas Pequenas para a Idade Gestacional (PIG) em razão de doenças maternas pré-existentes ou agravadas durante a gestação, julgue o seguinte item: As crianças nascidas PIG podem ser classificadas em simétricas ou assimétricas, sendo consideradas assimétricas quando a desproporção ocorre em fase precoce da gestação.
Com relação a cardiopatias na infância, julgue o item a seguir. A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
Compartilhar