Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Considere o caso de um paciente de 52 anos de idade com queixas de dor epigástrica em queimação há 6 meses e que apresenta pioras nas últimas semanas, tendo sido submetido à endoscopia digestiva alta. Com relação a esse caso, assinale a opção correta.

A
Caso esse paciente seja etilista, o risco de ele desenvolver adenocarcinoma gástrico é maior.
B
Se a endoscopia revelar uma lesão ulcerada rodeada por bordas elevadas, ela será considerada lesão de Bormann do tipo III.
C
A dosagem do marcador tumoral CA 19-9 poderá esclarecer se os sintomas são decorrentes de doença gástrica maligna.
D
Caso esse paciente seja portador de adenocarcinoma gástrico, a presença do sinal de Virchow representa metástase para linfonodo supraclavicular.
E
A endoscopia desse paciente pode revelar linite plástica, que representa o comprometimento apenas do fundo gástrico por um adenocarcinoma.
"No Brasil, a maior redução entre as doenças crônicas foi registrada nas mortes por doenças respiratórias (enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, etc.), o que equivale a uma queda média de 2,8% ao ano na taxa de mortalidade. Segundo a análise, um dos fatores para esse resultado é a diminuição do tabagismo no país. De 1989 a 2009, o percentual de fumantes na população caiu de 35% para 16,2% (fonte: portal da saúde)." Essa pequena citação sintetiza a importância de políticas públicas para a saúde da população. Analise as afirmativas e assinale a INCORRETA:
Um lactente com seis meses de idade é trazido a consulta médica em Unidade Básica de Saúde para avaliação de atraso do desenvolvimento. A mãe relata que compareceu a somente duas consultas de pré-natal e que a criança nasceu de parto vaginal e a termo, pesando 3.240 g, com Apgar 9/10. A alta se deu em dois dias. O sorriso social surgiu com um mês e sustentou o pescoço com dois meses. Entretanto, hoje não segura objetos, nem rola. Não consegue sentar com apoio. História familiar não revela casos semelhantes. Ao exame o lactente mostra-se em regular estado geral, interagindo pouco com o observador; corado, hidratado, anictérico e acianótico; ausência de estigmas cutâneos. Auscultas cardíaca e respiratória sem anormalidades. Exame neurológico evidencia perímetro cefálico acima do percentil 90 para a idade, aumento de tônus e de reflexos profundos nos quatro membros, associado com redução da força proximal. Coordenação preservada. Exame dos pares cranianos demonstra dificuldade em acompanhar os objetos apresentados. Fundo de olho evidencia cicatriz de coriorretinite bilateralmente. Tomografia computadorizada do crânio evidencia múltiplas calcificações difusamente distribuídas no parênquima, associadas a aumento do volume dos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículos. O agente etiológico mais provável para o quadro clínico descrito é:
Assinale a alternativa INCORRETA:
No exame físico ortopédico, o teste de Trendelemburg avalia qual das condições clínicas:
Compartilhar