Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Considere o caso de um paciente de 10 anos com história de dor abdominal de início há 2 anos. Apresenta dor periumbilical mal definida, sem irradiação, de moderada intensidade e que não interrompe o sono nem as atividades diárias. Sem relação com alimentação. Melhora com massagens. O paciente nega sintomas associados e apresenta hábito intestinal normal. A mãe refere que os sintomas iniciaram após mudança de cidade. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Dor abdominal orgânica leve.
B
Dor abdominal funcional.
C
Distúrbio psiquiátrico grave.
D
Gastrite por Helicobacter pilory.
E
Síndrome de Munchausen by-proxi.
Em relação à hérnia de Spiegel, pode-se afirmar que se trata de uma hérnia:
Mulher de 40 anos de idade, sem comorbidades, chega ansiosamente ao consultório para mostrar seu olho que amanheceu parcialmente coberto de uma cor vermelha intensa. Ficou assustada, pois seu pai teve um AVC hemorrágico recentemente. Refere apenas desconforto leve no olho direito, sem outros sintomas. Ao exame, apresenta coleção difusa de sangue no olho direito, preservando a íris, com acuidade visual normal e reflexos pupilares presentes. Pressão arterial é de 155 x 95 mmHg. Qual a conduta a ser tomada?
A zetaplastia é um retalho de ___________ e, se feita com ângulos de 60º acarreta um alongamento de ___________ no comprimento da cicatriz. Assinale a alternativa que melhor preenche os espaços.
Paciente com lúpus eritematoso sistêmico que apresenta poliartrite, rash malar com fotossensibilidade, úlceras orais, sem alterações no exame de urina e sem comprometimento do sistema nervoso, deve receber, como terapia inicial:
Compartilhar