Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Considere o caso de um paciente de 50 anos que está no 1º pós-operatório de gastrectomia total. Ele está em jejum e apresenta febre. Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.

A
Atelectasia pode ser a causa da febre desse paciente.
B
A oferta de 100 g de glicose a esse paciente irá diminuir a produção de ureia urinária.
C
Esse paciente pode apresentar um seroma na ferida operatória o qual é uma coleção anormal de sangue na camada subcutânea da incisão.
D
O procedimento cirúrgico realizado nesse paciente tem menor morbimortalidade que a ressecção gástrica próxima.
E
A reconstrução do trânsito digestivo pode ter sido feita com uma anastomose em Y de Roux.
A alteração cromossômica que resulta na Síndrome de Down é:
Considere uma paciente feminina, 60 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva há 3 dias, com choque séptico em pós-operatório de colectomia à Hartmann por peritonite fecal por diverticulite. Recebe antibioticoterapia, está em ventilação mecânica, com instabilidade hemodinâmica. O balanço hídrico acumulado dos 3 dias é 16.000 ml. Apresentava boa diurese, porém, há 6 horas, está anúrica. A sonda vesical não está obstruída. Qual das seguintes condutas é mais adequada?
Sobre o câncer de esôfago é incorreto afirmar:
Criança de 8 meses de idade, em uso de leite de vaca há 2 meses, pai fumante e mãe leve crises asmáticas na infância, apresenta febre baixa, coriza hialina, tosse seca e sibilos pulmonares difusos. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar