Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considere o caso de uma mulher de 30 anos que apresenta diarreia sanguinolenta e cólicas abdominais durante as últimas 3 semanas. Ela se sente doente, perdeu peso, apresenta febre (38,3 °C) e abdome ligeiramente distendido e difusamente doloroso. Doença intestinal inflamatória é o quadro mais provável, e a colite ulcerativa e a doença de Crohn, nessa ordem, são as causas mais consideradas. Sabendo-se que existe uma sobreposição considerável das características clínicas de ambas as doenças, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão INCORRETA.

A
A paciente apresenta tenesmo retal severo. Isso fala a favor da colite ulcerativa.
B
Esse episódio foi precedido por vários anos de dor recorrente no quadrante abdominal inferior direito e febres; uma vez, ela achou que estivesse com obstrução. Isso fala a favor de colite ulcerativa.
C
A proctossigmoidoscopia revela uma inflamação intensa do reto e do sigmoide; a biópsia não revela granulomas. Isso fala a favor de colite ulcerativa.
D
Ela apresentou dores articulares e inflamação ocular várias vezes no último ano. Isso não ajuda na diferenciação de colite ulcerativa nem de doença de Crohn.
E
Subitamente, ela apresentou distensão abdominal, os movimentos intestinais cessaram e ela parece estar criticamente doente. Isso fala a favor de colite ulcerativa.
Após cirurgia complicada, uma paciente de 62 anos está em alimentação parenteral total por 12 dias. Nas últimas 48 horas, a paciente encontra-se sonolenta e apresentou uma crise convulsiva com crise focal no 12º dia. Os sinais vitais são normais e sua temperatura é de 37°C. Os exames de laboratório mostraram um hematócrito de 44%, glicemia de 900 mg/100 ml, sódio 150 meq/l, potássio 5,2 meq/l, CO2 28 meq/l, cloro 115 meq/l, osmolaridade plasmática de 373 mOsm/l e urina com densidade de 1040. A urina mostrou 4+ de glicose sem corpos cetônicos. Esse quadro clínico e laboratorial é compatível com:
Sobre a sepsis relacionada ao cateter da Nutrição Parenteral Total, assinale a alternativa correta.
Sobre estratégias de vigilância e rastreamento do câncer colorretal, é correto afirmar:
A proctossigmoidite inespecífica aguda pode ser tratada de maneira eficiente com os seguintes métodos, EXCETO:
Compartilhar