Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Considere o caso de uma mulher de 30 anos que apresenta diarreia sanguinolenta e cólicas abdominais durante as últimas 3 semanas. Ela se sente doente, perdeu peso, apresenta febre (38,3 °C) e abdome ligeiramente distendido e difusamente doloroso. Doença intestinal inflamatória é o quadro mais provável, e a colite ulcerativa e a doença de Crohn, nessa ordem, são as causas mais consideradas. Sabendo-se que existe uma sobreposição considerável das características clínicas de ambas as doenças, assinale a alternativa que apresenta uma conclusão INCORRETA.

A
A paciente apresenta tenesmo retal severo. Isso fala a favor da colite ulcerativa.
B
Esse episódio foi precedido por vários anos de dor recorrente no quadrante abdominal inferior direito e febres; uma vez, ela achou que estivesse com obstrução. Isso fala a favor de colite ulcerativa.
C
A proctossigmoidoscopia revela uma inflamação intensa do reto e do sigmoide; a biópsia não revela granulomas. Isso fala a favor de colite ulcerativa.
D
Ela apresentou dores articulares e inflamação ocular várias vezes no último ano. Isso não ajuda na diferenciação de colite ulcerativa nem de doença de Crohn.
E
Subitamente, ela apresentou distensão abdominal, os movimentos intestinais cessaram e ela parece estar criticamente doente. Isso fala a favor de colite ulcerativa.
Com respeito às dermatopatias, marque a alternativa CORRETA:
Sinal de Hertoghe, é encontrado em qual patologia?
São antibióticos com espectro para Pseudomonas aeruginosa todos EXCETO:
Em paciente mulher com aterosclerose ma­nifesta e com dislipidemia, qual a meta preconi­zada para o LDL colesterol, HDL colesterol e não HDL colesterol?
Compartilhar