Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Considere os pacientes com os diagnósticos abaixo, todos em insuficiência respiratória: I. Doença pulmonar obstrutiva crônica descompensada. II. Asma descompensada. III. Edema agudo de pulmão. IV. Broncopneumonia. O uso de ventilação mecânica não invasiva, dos tipos CPAP (continuous positive airway pressure) e BIPAP (bilevel positive airway pressure) são mais adequados, respectivamente, para os pacientes:

A
I e III
B
III e I
C
III e II
D
IV e I
E
IV e II
Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pálpulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes. O tratamento dessa doença deve obedecer a dois ciclos com intervalo de uma semana entre eles.
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatoide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito. Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue o item a seguir. Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropriadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. As linfadenomegalias são bastante comuns em crianças, mas a adenomegalia auricular posterior, epitroclear ou supraclavicular devem ser encaradas como anormais.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de 5 anos de idade deu entrada no pronto-socorro. A mãe referiu que a filha apresenta emagrecimento nos últimos dois meses, poliúria, polidipsia e polifagia. Hoje, teve queda do estado geral, com sonolência excessiva. No exame físico, a paciente encontrava-se magra, desidratada ++/4 e com respiração acidótica (Kussmaul). Os exames laboratoriais apresentam glicemia de 512 mg/dL, acidose metabólica (pH 7,2 e bicarbonato - 12 mEq/L), cetonúria positiva (+++) e potássio de 4,5 mEq/L. A principal suspeita diagnóstica foi de diabetes melito, e os quadros clínico e laboratorial foram compatíveis com cetoacidose diabética. Nessa situação, a terapêutica mais indicada é hidratação rápida, insulinoterapia em doses baixas e oferta precoce de potássio.
Compartilhar