Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Considere-se o caso de paciente feminina, de 36 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) =33kg/m², com Relação Cintura/Quadril (RCQ)=1. Segundo a World Heath Organization (WHO), 1998,

A
a paciente tem sobrepeso.
B
a paciente tem sobrepeso e está indicado tratamento medicamentoso para redução do peso.
C
a paciente é obesa grau III.
D
a paciente é obesa com RCQ dentro da normalidade para mulheres.
E
a paciente é obesa I, com RCQ revelando correlação com gordura abdominal e com risco para doenças cardiovasculares.
Paciente de 50 anos de idade vem consultar por dificuldades de marcha. Ao exame neurológico, percebe-se que a habilidade para caminhar em uma linha reta com a marcha pé-ante-pé está prejudicada. Esse achado está relacionado com que lesão na estrutura do SNC?
São alternativas adequadas para tratamento de um paciente adulto jovem com parkinsonismo de início precoce, EXCETO:
Um paciente de 29 anos com retardo mental desde a infância apresenta quadro progressivo de declínio da memória. Exames complementares não evidenciam causas reversíveis de demência. Considerando o diagnóstico prévio de síndrome de Down, qual o provável diagnóstico?
Leia o caso clínico a seguir. Um paciente do sexo masculino de 45 anos, com antecedentes de alcoolismo e diagnóstico prévio de cirrose hepática, é internado na enfermaria com história de aumento progressivo do volume abdominal nos últimos 60 dias e edema de membros inferiores. Há três dias, passou a apresentar sonolência e dislalia. Ao exame físico, paciente apresentava-se sonolento, ictérico (++/4+), aranhas vasculares no tronco, hipotrofia muscular em mmss, ginecomastia, presença de flapping, abdome globoso, com sinal do piparote presente, edema de mmii (2+/4+). Exames laboratoriais revelaram: hemograma: Hem - 3,5 x 10 (elevado a 6), Hto: 34%, Hgb: 10,6 g/dl; leucócitos: 3000/mm3 (2-60-03-35-03-02), plaquetas: 80.000/ml; albumina sérica de 2,6 g/dl; sódio sérico de 129 mEq/l; creatinina sérica de 1,5 mg/dl; bilirrubina total de 4,5 mg/dl; atividade de prototrombina de 30% (> 6 seg acima do controle). Conforme a classificação de Child-Turcotte-Pugh, esse paciente pode ser considerado como Child:
Compartilhar