Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?

A
A ressecção mais indicada no caso será uma segmentectomia direita.
B
A ressecção mais indicada no caso será uma lobectomia inferior direita.
C
A ressecção deverá ser sempre precedida de tratamento com tuberculostáticos, pois a causa mais frequente de bronquiectasias é a tuberculose pulmonar.
D
O tratamento cirúrgico somente estará indicado caso o paciente volte a apresentar hemoptises após antibioticoterapia.
E
O tratamento cirúrgico não está indicado em pacientes portadores de bronquiectasias com menos de 40 anos de idade.
Em relação ao desenvolvimento infantil, podemos afirmar que:
Paciente de 15 anos de idade, com fadiga, mialgia generalizada, dor de garganta há 3 semanas, com piora importante há cinco dias. O paciente fez uso de amoxicilina por conta própria, sem melhora da dor de garganta, mas com o aparecimento de exantema maculopapular disseminado pela pele. Exame físico: T = 38°C; FC = 110 bpm; PA = 110 x 60 mmHg; hipertrofia e hiperemia das amígdalas, linfadenomegalia cervical anterior e submandibular bilateral com gânglios de 2 a 3 cm, móveis, consistência fibroelástica e dolorosos à palpação. Restante do exame físico inalterado. O provável agente etiológico é:
Paciente com 25 anos de idade, vítima de acidente automobilístico há 20 minutos, deu entrada no pronto-socorro com PA = 80 x 60 mmHg, FC = 120 bpm e taquipneia. No atendimento inicial, identificaram-se sinais de pneumotórax à esquerda. O tórax foi drenado e conectado a um sistema de selo d’água, apresentando borbulhamento contínuo. Após infusão de 2.000 ml de cristaloide, o quadro hemodinâmico mantém-se inalterado, e o paciente continua com sinais de pneumotórax à esquerda. A revisão da drenagem torácica mostra que estava adequada e a radiografia simples revela colabamento completo do pulmão esquerdo com pneumotórax maciço. O provável diagnóstico é:
Homem de 35 anos de idade trabalha sem registro em carteira em uma fábrica de confecção. Há um mês apresenta tosse, febre e emagrecimento. Procurou o pronto-socorro da região onde foi diagnosticada tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva. A conduta do médico do pronto-socorro deve ser:
Compartilhar