Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?

A
A ressecção mais indicada no caso será uma segmentectomia direita.
B
A ressecção mais indicada no caso será uma lobectomia inferior direita.
C
A ressecção deverá ser sempre precedida de tratamento com tuberculostáticos, pois a causa mais frequente de bronquiectasias é a tuberculose pulmonar.
D
O tratamento cirúrgico somente estará indicado caso o paciente volte a apresentar hemoptises após antibioticoterapia.
E
O tratamento cirúrgico não está indicado em pacientes portadores de bronquiectasias com menos de 40 anos de idade.
Indivíduo de 40 anos é encontrado inconsciente por familiares. Apresentava glicemia de 800 mg/dl e uréia de 35 mg/dl. A gasometria arterial mostrava pH de 7,12, PaO2 de 98 mmHg e PaCO2 de 30 mmHg. Após infusão de 3.000 ml de solução salina associada a insulinoterapia e reposição de potássio adequadas, o paciente permanecia hipotenso, com PA de 85 x 40 mmHg e perfusão de extremidades diminuída. Qual a melhor conduta frente a essa situação?
Homem de 50 anos chega ao consultório do urologista devido a alteração do PSA. Traz PSA de 4,0 ng/ml, sendo que o último, há 1 ano, estava de 2,0 ng/ml. Toque retal apresentando próstata de consistência fibroelástica e sem nódulos palpáveis. Qual a melhor conduta nesse caso?
O termo carcinoma de células renais (CCR) é usado para descrever tumo res que surgem nos rins mas que incluem, na sua definição, uma variedade de diagnósticos histológicos e entidades clínicas distintas. O CCR representa 2-3% de todas neoplasias em adultos. Atualmente, um grande número dos tumores renais são diagnosticados durante exames de imagem feitos de rotina e a maioria são menores que 7 cm e confinados ao rim, portanto, candidatos a operações poupadoras de néfrons, como a nefrectomia parcial. Assinale o item que NÃO corresponde a uma indicação de nefrectomia parcial.
Homem de 84 anos apresenta, há 6 anos, abaulamento em região inguinal direita, associado a discreto desconforto aos moderados esforços. Exame físico: PA = 160 x 105 mmHg; FC = 90 bpm; ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas; murmúrio vesicular pulmonar diminuído nas bases; abdome flácido com hepatomegalia discretamente dolorosa e hérnia redutível em quadrante inferior direito do abdome, com anel herniário de 4 cm; presença de edema em membros inferiores (++/4+). HPP: DM, hipertenso e insuficiência cardíaca leve. Foi submetido à ressecção prostática transuretral há 2 anos, sem queixas de prostatismo ou constipação. Qual a melhor conduta para esse paciente?
Compartilhar