Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?

A
A ressecção mais indicada no caso será uma segmentectomia direita.
B
A ressecção mais indicada no caso será uma lobectomia inferior direita.
C
A ressecção deverá ser sempre precedida de tratamento com tuberculostáticos, pois a causa mais frequente de bronquiectasias é a tuberculose pulmonar.
D
O tratamento cirúrgico somente estará indicado caso o paciente volte a apresentar hemoptises após antibioticoterapia.
E
O tratamento cirúrgico não está indicado em pacientes portadores de bronquiectasias com menos de 40 anos de idade.
Qual é a principal anomalia congênita encontrada no intestino delgado?
São afirmativas verdadeiras sobre o suporte nutricional, EXCETO:
Neonato, pequeno para idade gestacional, em regime de alojamento conjunto, apresenta letargia, apatia, tremores de extremidades e apneia. Foi instituída hidratação venosa com infusão de glicose e ventilação com pressão positiva, com rápida melhora do quadro. Diagnosticado hipoglicemia neonatal. Qual o mecanismo fisiopatológico provável para hipoglicemia desse neonato?
Um paciente de 65 anos, diagnosticado recentemente com artrite reumatoide, consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 fl; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm³; ferro 32 mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS APROPRIADA para esta anemia?
Compartilhar