Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Considere-se uma criança de 8 anos de idade com tosse persistente há 3 semanas, dores no corpo e temperatura até 37,7°C. Fez uso de Sulfametoxazol-trimetoprim por 10 dias sem melhora do quadro. Foi vacinado com BCG apenas ao nascimento. Recebeu somente as vacinas do 2° mês de vida e reforços da Sabin em campanhas do Ministério da Saúde. Realizou teste tuberculínico duas vezes nesse ínterim, o primeiro com 8 mm, e o segundo com 7 mm. O radiograma de tórax mostra infiltrado bilateral intenso, com opacidade difusa e sem efusão pleural. Dentre os agentes etiológicos abaixo, qual o mais provável nesse caso?

A
Streptococcus pneumoniae.
B
Staphylococcus aureus.
C
Haemophilus influenzae tipo B.
D
Chlamydia pneumoniae
E
Mycobacterium tuberculosis.
Na assistência pré-natal a ultrasonografia abstétrica é importante na avaliação do desenvolvimento fetal. A US morfológica deve ser realizada entre:
Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?
Uma mulher com 35 anos tem sinal de Kussmaul positivo. Qual das seguintes doenças ela provavelmente tem:
Paciente do sexo feminino com 21 anos de idade e história de nódulo em lobo direito da glândula tireoide medindo 0,9cm teve como diagnostico citologico lesão ou padrão folicular. Qual a melhor conduta?
Compartilhar