Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Considere-se uma criança de 8 anos de idade com tosse persistente há 3 semanas, dores no corpo e temperatura até 37,7°C. Fez uso de Sulfametoxazol-trimetoprim por 10 dias sem melhora do quadro. Foi vacinado com BCG apenas ao nascimento. Recebeu somente as vacinas do 2° mês de vida e reforços da Sabin em campanhas do Ministério da Saúde. Realizou teste tuberculínico duas vezes nesse ínterim, o primeiro com 8 mm, e o segundo com 7 mm. O radiograma de tórax mostra infiltrado bilateral intenso, com opacidade difusa e sem efusão pleural. Dentre os agentes etiológicos abaixo, qual o mais provável nesse caso?

A
Streptococcus pneumoniae.
B
Staphylococcus aureus.
C
Haemophilus influenzae tipo B.
D
Chlamydia pneumoniae
E
Mycobacterium tuberculosis.
Mulher de 35 anos, tabagista, apresentou hematúria macroscópica e a cistoscopia revelou lesão vesical de 3 cm. A ressecção desta lesão revelou tratar-se de carcinoma de células transicionais de baixo grau, sem comprometimento do detrusor. Qual a sequência deste tratamento?
Em qual das patologias abaixo deve ser indicada cirurgia pelo risco de malignização?
Aponte a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar