Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Considere um paciente apresentando dor torácica, febre e expectoração purulenta há uma semana. O exame radiológico do tórax mostra uma consolidação alveolar no lobo superior direito e derrame pleural à direita. Efetua-se uma punção pleural cujo líquido se mostra amarelo claro e com os seguintes resultados de laboratório: densidade = 1025, proteínas de 3,5 g%, LDH de 500 UI/l, glicose de 70 mg/dl, pH de 7,3 e predomínio de polimorfonucleares com bacterioscopia e cultura negativas. Qual a melhor conduta terapêutica em relação ao derrame pleural?

A
Pleurostomia.
B
Videotoracoscopia.
C
Fisioterapia respiratória.
D
Drenagem pleural fechada.
E
Punções pleurais de repetição.
Em relação ao abdome agudo na criança, analise as afirmativas abaixo: 1. A causa mais comum de abdome agudo obstrutivo no lactente é a invaginação intestinal. 2. No recém nascido, a forma mais comum de abdome agudo é o perfurativo devido à enterocolite necrotizante neonatal. 3. Na criança maior, o abdome agudo hemorrágico e o perfurativo são os mais frequentes em virtude dos acidentes automobilísticos e das quedas. 4. A principal causa de abdome agudo inflamatório na criança maior é a apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No tratamento da crise asmática, as drogas com ação anti-inflamatória mais tardia e uma ação broncodilatadora mais precoce por promover aumento do número e na afinidade dos receptores beta agonistas são pertencentes ao grupo dos:
Recém-nascido a termo, filho de mãe com DHEG, nascido de parto cesárea com apgar de 8 e 9 e peso de nascimento de 1.790 gramas, é liberado ao alojamento conjunto logo após o nascimento, ativo, já tendo sugado ao seio. Com 14 horas de vida, apresenta-se hipoativo, hipotônico, com sucção débil e tremores. O provável diagnóstico é:
Paciente de quatro anos é trazido pela mãe para consulta com o pediatra. A genitora relata que a criança tem contato com o adulto bacilífero em tratamento irregular, porém não apresenta sinais ou sintomas de febre, tosse ou perda de peso. No exame físico, evidenciou-se ausência de cicatriz da BCG, peso e estatura adequados, sem adenomegalias, e ausculta pulmonar sem alterações. Investigação inicial: PPD 15 mm, e radiografia de tórax dentro do limite da normalidade. A conduta adequada para o paciente é:
Compartilhar