Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Considere um paciente com 3 anos, pesando 18 kg com história de tosse e febre alta há 5 dias. Hoje a mãe percebeu que estava “roxinho”, apático, vomitou 15 vezes e parou de urinar. Ao exame: apático, pálido, cianose perioral, batimento de asa do nariz, frequência respiratória de 60 ipm, frequência cardíaca de 180 bpm, temperatura axilar de 37,5°C, PA - 60×35 mmHg. MV diminuído em todo HTD com estertores crepitantes, bulhas em 2T taquicárdicas com sopro sistólico grau II/VI em todos os focos. Abdome distendido, RHA diminuído e fígado palpável a 2 cm de RCD e AX. Pulsos centrais finos, pulsos periféricos não palpáveis, tempo de enchimento capilar 5 segundos. Qual a provável suspeita diagnóstica e conduta adequada?

A
Trata-se de insuficiência respiratória secundária à pneumonia bacteriana. Fazer ventilação com máscara e pressão positiva, puncionar 2 acessos venosos calibrosos para antibiótico e monitorização.
B
Falência cardiopulmonar com choque compensado secundário à pneumonia. Deverá posicionar e aspirar as vias aéreas, oferecer O2 a 100% (máscara com reservatório), puncionar 2 acessos venosos calibrosos, fazer 20 ml/kg de solução glicofisiológica e monitorização.
C
Trata-se de choque cardiogênico. Deverá posicionar e aspirar as vias aéreas, oferecer O2 inalatório (máscara com reservatório), puncionar acesso venoso para furosemida e drogas vasoativas, monitorização.
D
Trata-se de falência cardiopulmonar com choque séptico descompensado por provável pneumonia. Deverá posicionar e aspirar as vias aéreas, oferecer O2 a 100% (máscara com reservatório), puncionar 2 acessos venosos calibrosos, fazer 20 ml/kg de SF aberto e monitorização.
E
Trata-se de falência cardiopulmonar com choque séptico descompensado por provável pneumonia. Deverá posicionar e aspirar vias aéreas, entubação orotraqueal com COT 4,5 mm, puncionar 2 acessos venosos calibrosos para antibióticos e drogas vasoativas, monitorização.
Em relação ao suporte nutricional do paciente cirúrgico, é correto afirmar:
Com relação à úlcera de perna hipertensiva ou úlcera de Martorell, é correto afirmar que:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. A ausência de ruídos hidroáreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Compartilhar