Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Considere um paciente de 48 anos, com pneumonia adquirida na comunidade. Assinale a alternativa que não representa fator de risco para infecção por anaeróbios:

A
Uso crônico de corticosteroides.
B
Etilismo crônico.
C
Condições dentárias precárias.
D
Obstrução brônquica tumoral.
Paciente de 26 anos de idade é admitido na unidade de terapia intensiva em pós-operatório de excisão transesfenoidal de tumor de hipófise. Evolui no pós-operatório imediato com polidipsia e poliúria. Neste momento a glicemia capilar foi de 152 mg/dl. Levando em consideração a hipótese diagnóstica principal, o tratamento seria:
Paciente masculino, 75 anos, vem à consulta eletiva com quadro de urgência miccional e nictúria. Ao toque retal a próstata mostra-se endurecida e aumentada de volume. Assinale a alternativa que contenha o provável diagnóstico e o exame mais adequado para sua confirmação.
AMJ, 52 anos, branca, é atendida em ambulatório de Clínica Médica, devido ser portadora de varizes nos MMII (CEAP IV). Pulsos normais. Qual a melhor orientação? I) Realizar tratamento clínico (meia elástica e flebotônico). II) Encaminhar para ambulatório vascular. III) Marcar retorno para acompanhamento. IV) Solicitar ecodoppler.V) Fazer escleroterapia. Marque a sequência correta:
Hérnia é definida como uma protrusão anormal de um órgão ou tecido por um defeito em suas paredes circundantes e mais comumente envolvem a parede abdominal, principalmente a região inguinal. Sobre as hérnias abdominais, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar