Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Considere um paciente de 48 anos, com pneumonia adquirida na comunidade. Assinale a alternativa que não representa fator de risco para infecção por anaeróbios:

A
Uso crônico de corticosteroides.
B
Etilismo crônico.
C
Condições dentárias precárias.
D
Obstrução brônquica tumoral.
Menino de 2 anos de idade, chega ao Pronto-Socorro com história, há 4 dias, de tosse e coriza. Apresentou febre de 38°C nos primeiros dois dias. Hoje mãe notou criança com rouquidão e tosse ladrante. Ao exame criança agitada, com cianose perioral, ao choro. Ao colocar a criança em um leito de observação, a enfermeira notou piora da agitação e cianose. A conduta neste momento é:
Marque a que não constitui contraindicação absoluta para a terapia de reposição hormonal-TRH no climatério:
Criança com 12 meses de idade, sexo feminino, trazida ao posto de saúde para consulta de rotina, sem queixas. Nasceu a termo, com peso de 2,2 Kg e estatura de 43 cm. Alimentação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) adequados. Exame Físico: peso e estatura abaixo de - 2 desvios-padrão para idade. Sem outras alterações. Assinale a alternativa correta:
Paciente, 18 anos, sexo masculino, procura atendimento médico pois há 48 horas iniciou com quadro de dor discreta em região epigástrica acompanhado de enjoo. Há 24 horas refere dor localizada em fossa ilíaca direita seguido de um episódio de vômito e um pico febril de 38,5 graus. No exame físico, apresentava dor à palpação da fossa ilíaca direita com descompressão brusca dolorosa. Apresentava ainda sinal de Rovsing positivo. Nos exames laboratoriais foi evidenciado leucocitose de 18.000/ml e leucocitúria discreta. Sobre o caso descrito, qual a alternativa correta?
Compartilhar