Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Dermatologia

Considere um paciente de 58 anos, com história de dispneia lentamente progressiva nos últimos 30 dias, febre (até 38,9°C), tosse produtiva e astenia. Ao exame físico, apresenta murmúrio vesicular (MV) diminuído à direita. O RX de tórax revela derrame pleural à direita. A conduta adequada é:

A
realizar toracocentese e biópsia pleural.
B
iniciar tratamento contra pneumonia.
C
iniciar tratamento contra tuberculose.
D
realizar drenagem de tórax, pois trata-se de um empiema.
E
realizar drenagem de tórax e prescrição de antibiótico de largo espectro.
Um recém-nascido com 30 semanas de idade gestacional e com peso de 1.200 gramas estava irritado e recusando o leite materno. No terceiro dia de internação na unidade de terapia intensiva neonatal, iniciou com dieta enteral. Após 4 dias, apresentou náuseas, vômitos e resíduo gástrico de aspecto bilioso. Evoluiu para distensão abdominal e evacuação de fezes com sangue. A radiografia simples de abdome mostrava significativa distensão de alças e pneumatose intestinal. O mais provável diagnóstico para esse recém-nascido é:
No caso de uma ecocardiografia de um recém-nascido que confirma o diagnóstico pré-natal de uma cardiopatia congênita denominada Tetralogia de Fallot, pode-se afirmar que:
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Renato, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. O diagnóstico MAIS provável é:
Compartilhar