Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Dermatologia

Considere um paciente de 58 anos, com história de dispneia lentamente progressiva nos últimos 30 dias, febre (até 38,9°C), tosse produtiva e astenia. Ao exame físico, apresenta murmúrio vesicular (MV) diminuído à direita. O RX de tórax revela derrame pleural à direita. A conduta adequada é:

A
realizar toracocentese e biópsia pleural.
B
iniciar tratamento contra pneumonia.
C
iniciar tratamento contra tuberculose.
D
realizar drenagem de tórax, pois trata-se de um empiema.
E
realizar drenagem de tórax e prescrição de antibiótico de largo espectro.
Um motorista de lotação, com 40 anos de idade, vem à USF com queixa de lombalgia há três dias, levando a dificuldade de se curvar, comprometendo sua atividade devido à dor intensa que se agrava com o decorrer do dia, durante o seu trabalho. Em uma escala decimal de dor, o paciente classificou a sua no grau 6. Ao exame físico não se evidenciou sinal de comprometimento radicular, com contratura importante da musculatura da região lombar. O paciente está ansioso e veio à unidade de saúde para que fosse solicitado um exame radiológico, pois acha que seu caso é sério. Você, como médico assistente:
Gestante HIV positiva, em trabalho de parto, recebeu Zidovudina 2 mg/kg em 1 hora, seguida de infusão continua de 1 mg/kg/hora até o nascimento da criança. A conduta mais adequada para o RN é:
Um menino de 4 meses de vida é internado em enfermaria de pediatria com diagnóstico de bronquiolite. Para evitar a transmissão da doença no ambiente hospitalar, é correto:
Na criança, a parada cardiorrespiratória é geralmente de origem:
Compartilhar