Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Pneumologia

Considere um paciente de 58 anos de idade, diabético há cinco anos, obeso, hipertenso há dois anos, com fundoscopia sem alterações e ausência de microalbuminúria. Assinale a alternativa CORRETA : Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.

A
O uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina é obrigatório.
B
O objetivo do controle glicêmico é manter a hemoglobina glicada em torno de 5%.
C
A circunferência abdominal não tem correlação com o risco cardiovascular.
D
O uso de beta-bloqueador é uma contra-indicação absoluta.
E
O controle rigoroso da pressão arterial é mais importante do que as drogas utilizadas.
Lactente, masculino, 33 dias de vida, é trazido para avaliação no Pronto Socorro Pediátrico devido vômitos alimentares, em jato, progressivamente mais intensos, com perda de peso intensa apesar de apetite voraz. Ao exame abdominal observa-se distensão epigástrica com ondas peristálticas visíveis, porém, dada a irritabilidade e agitação da criança, não foi possível a realização de palpação abdominal adequada. Diante do quadro clínico descrito, qual a hipótese diagnóstica inicial mais provável?
Criança de 10 meses de idade, previamente hígida, comparece ao pronto-socorro com sinais de febre e coriza há 2 dias. Em exame clínico observa-se taquicardia, dispneia e ao RX de tórax apresentou aumento da área cardíaca; área pulmonar normal. A suspeita clínica foi de miocardite. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos próximos exames complementares a serem solicitados.
Paciente feminina, 25 anos, apresenta diagnóstico de doença de Crohn há cerca de 1 ano, com uso de mesalazina 2 g/dia. Em qual destas situações abaixo o acompanhamento clínico desta paciente pode ser efetivo e seguro?
Com relação à crise convulsiva febril, podemos afirmar:
Compartilhar