Considere um paciente de 58 anos de idade, diabético há cinco anos, obeso, hipertenso há dois anos, com fundoscopia sem alterações e ausência de microalbuminúria. Assinale a alternativa CORRETA : Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
A
O uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina é obrigatório.
B
O objetivo do controle glicêmico é manter a hemoglobina glicada em torno de 5%.
C
A circunferência abdominal não tem correlação com o risco cardiovascular.
D
O uso de beta-bloqueador é uma contra-indicação absoluta.
E
O controle rigoroso da pressão arterial é mais importante do que as drogas utilizadas.
Outras questões
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. O paciente deseja realizar uma cirurgia com menor risco de recidiva. A melhor escolha do seu médico é:
Pacientes portadores de tumores pancreáticos, cistoadenomas epidimários, feocromacitomas e cistos renais bilaterais. Qual o diagnóstico da síndrome endócrina hereditária:
Causa de pancreatite aguda necro-hemorrágica em paciente renal crônico em diálise.
Paciente encontrado após tentativa de suicídio por enforcamento com o corpo em suspensão completa, em ponto fixo por meio de um laço que constringe o pescoço. Paciente apresentava congestão crânio-facial, sufusões hemorrágicas nas conjuntivas, máscara equimótica e protrusão da língua. Qual é a fratura típica do enforcado?