Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Considere uma paciente de 35 anos, em amenorreia há 6 meses, e sem outras queixas. Relata história de curetagem uterina por abortamento há 7 meses. Nega uso de medicamentos. Assinale a melhor conduta:

A
Solicitar dosagem de E2, progesterona e FSH para descartar menopausa precoce.
B
Indicar histeroscopia para diagnóstico e tratamento das sinéquias uterinas.
C
Iniciar com teste de privação hormonal para afastar sinéquias uterinas.
D
Considerar como provável causa a presença de sinéquias uterinas e encaminhar diretamente para curetagem uterina e colocação de DIU.
E
Caso exames físico e ginecológico sejam normais, iniciar investigação com dosagem de FSH, LH e Prolactina, descartando assim os principais distúrbios endócrinos.
Mulher de 55 anos de idade queixa-se de prurido e dor anal contínua, acompanhados de perda de sangue vivo. Refere antecedente de infecção genital por HPV e hábito intestinal normal. Apresenta nódulos em região de pregas inguinais e lesão ulcerada endurecida de 3 cm próxima à borda anal. Considera-se mais provável a hipótese de:
Das alternativas, qual pode indicar intoxicação aguda por sal de lítio?
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
A síndrome catatônica, inicialmente considerada como manifestação de doença psiquiátrica, tem sido cada vez mais identificada nas enfermarias de clínica médica. São exemplos de sinais que podem ser encontrados nesta síndrome, EXCETO a:
Compartilhar