Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Constituem anomalias encontradas na Tetralogia de Fallot, EXCETO: Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000

A
Estenose aórtica
B
CIV
C
Estenose pulmonar
D
Cavalgamento aórtico
E
Hipertrofia de VD
Ao exame clínico de rotina de uma criança na UBS, o pediatra encontra massa abdominal palpável. Deve considerar como patologias mais prováveis:
Lactente de 7 meses de idade foi levado ao pronto atendimento, pois, após três dias de sintomas gripais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada que durou alguns minutos. A mãe nega episódios anteriores e casos de epilepsia na família. Ao exame físico, observa-se paciente febril (temperatura axilar 38,5°C). hipoativo, porém responsivo (Glasgow 15/15), pupilas isocóricas e fotorreagentes. Otoscopia evidencia abaulamento da membrana timpânica à direita. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir: usa-se a amoxicilina, antibiótico de primeira escolha na otite média aguda adquirida na comunidade, salvo algumas exceções.
Paciente, de 59 anos, do sexo masculino, assintomático, com PSA total de 5,6ng/ml. Ao toque retal, constata-se próstata fibroadenomatosa pesando 20 g. Realizou biópsia obtendo-se 12 fragmentos. O resultado foi adenocarcinoma acinar usual em dois fragmentos da base à direita e um fragmento do ápice à direita. Baseado nestas informações, escolha a opção que reflete o estadiamento TNM desse paciente:
As medidas associadas com a redução da mortalidade no choque séptico, além da ressuscitação volêmica, são
Compartilhar