Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Constituem indicações para uso de fórceps: I- complicações maternas que indiquem abreviar a expulsão. II- dificuldade de usar prensa abdominal. III- exaustão materna. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
Gestante é submetida a teste oral de tolerância à glicose de 100 g. Os resultados que confirmam a presença de diabetes mellitus gestacional, respectivamente, para o jejum, 1, 2 e 3 horas, em mg/dl, são:
Qual das drogas abaixo é um opiáceo com particularidades especiais, pois além da ação sobre os receptores mi, kappa e delta, tem ação inibitória da captação de noradrenalina e serotonina, que potencializa a ação opiácea? Pode ser prescrita por via oral, subcutânea, intravenosa e retal.
Paciente, sexo masculino, 76 anos de idade, com relato de dor abdominal difusa, tipo cólica e de forte intensidade, há três dias, associada à parda da eliminação de fezes e flatos, no mesmo período. Não apresentou vômitos e nega cirurgias prévias sobre o abdome. Ao exame físico, mostrava-se diaforético, com pulso de 116 bpm, fino, frequência respiratória de 26 ipm e tensão arterial: 76 x 37 mmHg. Abdome muito distendido, com RHA deprimidos e dor à palpação difusamente. Radiografia de abdome em ortostase mostra interrupção do trânsito intestinal em dois pontos distintos. Se optado por monitorização hemodinâmica invasiva com cateter de Swan-Ganz, os achados que mais provavelmente se evidenciariam no caso em questão, são índice cardíaco:
Homem com 72 anos, dor abdominal em cólica há 24 horas. Parada de eliminação de gases e fezes, negando enjôo ou vômitos. Ao exame clínico distensão abdominal, timpanismo, com ausência de descompressão dolorosa e ruídos peristálticos aumentados.Toque retal descrito como sem anormalidades. Recebendo este paciente no pronto-socorro, qual procedimento solicitaria para confirmar o diagnóstico?
Compartilhar