Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Constituem-se contraindicações à utilização de vacinas com bactérias ou vírus vivos atenuados, todas as seguintes, EXCETO:

A
pacientes com imunodeficiência adquirida ou congênita.
B
pacientes com neoplasia maligna.
C
pacientes em tratamento com corticosteroides em esquemas imunossupressores.
D
pacientes em quimioterapia antineoplásica.
E
pacientes com desnutrição.
Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativos chamava atenção. O paciente foi submetido a uma craniotomia descompressiva por hematoma intraparenquimatoso, e, no 8º dia pós-operatório cursou com edema ++/IV e dor do membro inferior esquerdo, com empastamento da panturrilha ipsilateral. O exame diagnóstico a ser solicitado é:
Paciente, 22 anos de idade, em atendimento na unidade básica de saúde. A citologia cervicovaginal apresenta células atípicas compatíveis com infecção pelo HPV e lesão intraepitelial de baixo grau. A conduta mais adequada é:
Paciente, 40 anos de idade, apresentou secreção sero-hemática à expressão mamária, uniductal, unilateral. O exame palpatório das mamas foi normal. Não faz uso de fármacos. A mamografia e a ultrassonografia das mamas também não revela anormalidades. A conduta inicial é:
Primigesta, 15 anos de idade, com 35 semanas de gravidez, procura a maternidade com cefaleia, escolomas e pressão arterial de 150x100 mmHg. A melhor conduta, nesse caso é:
Compartilhar