Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Contitui-se, dentre as abaixo, na neoplasia de tireoide com melhor prognóstico:

A
Adenocarcinoma papilar.
B
Adenocarcinoma folicular.
C
Carcinoma medular.
D
Carcinoma indiferenciado.
E
NDA.
Joana tem um ano e meio e há três meses começou a frequentar creche. Teve um episódio de otite aos dez meses de idade e está no quinto dia de uso de amoxicilina com clavulanato por via oral para tratamento do segundo episódio. É levada à emergência com crise convulsiva generalizada. Após controle da crise, apresenta irritabilidade alternada com sonolência e rigidez de nuca terminal, sem sinais neurológicos focais. A punção lombar realizada revela: 875 células/mm³ sendo 95% de polimorfonucleares, glicose 23 mg/dl, proteínas 158 mg/dl e presença de diplococos gram-positivos no exame de lâmina com coloração de Gram. Ao saber do fato, dona Vilma, a diretora da creche telefona para saber que conduta ela deve tomar e você a orienta para:
Quanto à transfusão com concentrado de plaquetas, é correto afirmar.
Paciente do sexo masculino, 55 anos, usuário de álcool e tabaco há 38 anos, apresenta tumoração em cavidade oral, irregular, endurada, fixa, dolorosa, que causa disfagia e sensação de corpo estranho. Informa emagrecimento de 10 Kg nos últimos 2 meses. Foi submetido à biópsia da tumoração cujo histopatológico concluiu tratar-se de lesão maligna, a mais frequente nesta topografia. Qual o provável tipo histológico?
Um RN de 39 semanas nasce com apneia e não responde à aspiração aos primeiros passos de reanimação (aquecimento, secagem, posicionamento e aspiração de vias aéreas), acompanhada de cianose central e FC=40bpm. Assinale a conduta correta nessa situação.
Compartilhar