Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Convulsões febris simples caracterizam-se por:

A
não deixarem sequelas neurológicas embora possa haver leve sonolência pós-ictal.
B
serem focais, com predominância de movimentos oculares.
C
poderem ser desencadeadas por elevação súbita da temperatura ambiental.
D
ocorrerem em crianças com mais de seis anos.
E
serem seguidas por um segundo episódio em menos de vinte e quatro horas, com duração mais breve.
Em relação ao hirsutismo idiopático, assinale a assertiva correta.
Sete dias após submeter-se a um cateterismo cardíaco com aortografia e angioplastia coronariana, um paciente masculino de 76 anos evoluiu com insuficiência renal aguda, púrpura palpável em membros inferiores, livedo reticularis, eosinofilia e diminuição dos níveis de complemento sérico. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 25 anos vem ao pronto-atendimento por reação de pele após ter ingerido ácido acetilsalicílico. Com base nos conhecimentos sobre as farmacodermias, assinale a alternativa que apresenta uma reação que NÃO pode ser induzida por medicamentos.
Considere o caso de um paciente de 10 anos com história de dor abdominal de início há 2 anos. Apresenta dor periumbilical mal definida, sem irradiação, de moderada intensidade e que não interrompe o sono nem as atividades diárias. Sem relação com alimentação. Melhora com massagens. O paciente nega sintomas associados e apresenta hábito intestinal normal. A mãe refere que os sintomas iniciaram após mudança de cidade. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar