Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Correlacione as alternativas abaixo relativamente à hipertensão arterial secundária. I-Hipertensão renovascular. II-Hiperaldosteronismo. III-Feocromocitoma. IV-Coarctação da aorta. V-Apneia do sono. A-avaliação dos pulsos arteriais periféricos. B-presença de sopro abdominal. C-sonolência diurna e obesidade. D-presença de hipocalemia. E- dosagem de catecolaminas.

A
I-B, II-D, III-C, IV-E, V-A.
B
I-B, II-D, III-E, IV-A, V-C.
C
I-B, II-D, III-A, IV-E, V-C.
D
I-D, II-B, III-A, IV-E, V-C.
E
I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B
Marta tem 55 anos e trabalha como doméstica. Procura o ambulatório com queixa de dor articular em mãos e joelhos e rigidez matinal. Marta refere melhora em menos de 20 minutos com as atividades da manhã. Ao exame das mãos observa-se deformidade nas articulações interfalangianas além de redução do espaço articula, esclerose do osso subcondral, cistos subcondrais e presença de osteófitos na radiologia. O diagnóstico mais provável de Marta é:
Carolina tem 6 anos e foi levada por seu pai para assistir a um espetáculo infantil em comemoração ao Dia da Criança. Subitamente Carolina perde a consciência sendo prontamente encaminhada à Equipe de Emergência lotada no evento. Chega à ambulância em parada cardiorrespiratória e o pai nega doenças previamente conhecidas ou uso de medicamentos regulares. Considerando esta situação, as drogas de escolha na reanimação cardiorrespiratória cerebral de Carolina são:
Com relação à transmissão vertical da Hepatite B; crianças nascidas de mãe portadora de marcadores AntiHBc-IgG/ positivo e antiHBs-reagente, devemos adotar o seguinte esquema imunoprofilático:
Paciente com colecistite crônica deverá ser submetido à colecistectomia. Na consulta pré-anestésica, o paciente fica sabendo que o seu risco cirúrgico é classificado como ASA II, qual o significado deste risco cirúrgico?
Compartilhar