Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neuropediatria

Cardiopediatria

Criança, 1 ano e 2 meses de idade, portadora de tetralogia de Fallot, apresenta diminuição das atividades e febre (2 picos diários de 37,8°C). Há 3 dias teve 3 episódios de vômito. Durante a consulta, apresentou crises convulsivas com movimentos tônico-clônicos generalizados, liberação dos esfíncteres, sialorreia e perda da consciência. Indique o diagnóstico e o exame complementar mais adequado:

A
meningite viral - punção liquórica;
B
abscesso cerebral - punção liquórica;
C
meningite bacteriana - tomografia computadorizada de crânio;
D
abscesso cerebral - tomografia computadorizada de crânio.
Quando a divisão gemelar ocorre a partir do 13º dia da fecundação, o resultado dessa divisão será:
A niacina (ácido nicotínico) tem sido utilizada durante décadas para o tratamento das dislipidemias. Sobre ela, é CORRETO afirmar:
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. O aumento da resposta muscular com a estimulação repetitiva do nervo é característica da miastenia gravis. II. Lesão degenerativa de disco lombar mais frequentemente ocorre no nível L3-L4. III. A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por paroxismos de intensa dor na face, com duração usual de 10 a 15 minutos. IV. Diante do seguinte quadro: cinco ataques de cefaleia unilateral, pulsátil, com intensidade de moderada para grave, que piora com atividade física e dura entre 4 a 72 horas, com náusea, ou vômito, ou fotofobia, faz-se o diagnóstico de migrânea sem aura. V. As alterações cognitivas dos pacientes com doença de Alzheimer tendem a seguir um padrão característico, começando com comprometimento da memória recente, que se estende para a linguagem e déficits visuoespaciais, mas, em 20% dos casos, na apresentação, não há comprometimento de memória, e sim dificuldade para encontrar as palavras e dificuldade de organização.
Homem, 30 anos, é extricado após 2 horas de grave acidente automobilístico. Apresenta sinais vitais estáveis, fraturas de costelas e movimento paradoxal à direita. Radiograma de tórax mostra grande contusão pulmonar, sem envolvimento pleural. A saturação de oxigênio é de 88%. Qual é o tratamento correto para este caso, logo após aplicação do ATLS?
Compartilhar