Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neuropediatria

Cardiopediatria

Criança, 1 ano e 2 meses de idade, portadora de tetralogia de Fallot, apresenta diminuição das atividades e febre (2 picos diários de 37,8°C). Há 3 dias teve 3 episódios de vômito. Durante a consulta, apresentou crises convulsivas com movimentos tônico-clônicos generalizados, liberação dos esfíncteres, sialorreia e perda da consciência. Indique o diagnóstico e o exame complementar mais adequado:

A
meningite viral - punção liquórica;
B
abscesso cerebral - punção liquórica;
C
meningite bacteriana - tomografia computadorizada de crânio;
D
abscesso cerebral - tomografia computadorizada de crânio.
Arthur tem 4 anos de idade apresenta um tumor de 2cm, cístico, móvel, sem sinais flogísticos, localizado na linha média do pescoço. O diagnóstico mais provável é
Nas uveítes associadas com artrite juvenil crônica, é INCORRETO afirmar que:
Em relação às uveítes anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Caracterizam-se pela inflamação preponderante do segmento anterior do olho; ( ) A iridociclite é o achado ocular mais comum nos pacientes com síndrome de Reiter, afetando, aproximadamente, 30 a 60% de todos os pacientes, sendo geralmente bilateral e autolimitada; ( ) Quando relacionada à infecção por sífilis, pode ser grave e não responsiva à medicação; ( ) Os achados oculares mais frequentes relacionados à tuberculose são: precipitados ceráticos granulomatosos e nódulos de íris. A sequência está correta:
Mulher idosa, comparece ao pronto-socorro com queixa de perda súbita da visão, tendo o quadro iniciado há algumas horas, não progressivo, estando no momento somente com percepção luminosa. Refere, também, dor ocular intensa de início concomitante a perda visual, com náuseas. Alega ser diabética controlada, nega outras patologias ou traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, com médio-midríase fixa e tensão ocular aumentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Compartilhar