Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neuropediatria

Cardiopediatria

Criança, 1 ano e 2 meses de idade, portadora de tetralogia de Fallot, apresenta diminuição das atividades e febre (2 picos diários de 37,8°C). Há 3 dias teve 3 episódios de vômito. Durante a consulta, apresentou crises convulsivas com movimentos tônico-clônicos generalizados, liberação dos esfíncteres, sialorreia e perda da consciência. Indique o diagnóstico e o exame complementar mais adequado:

A
meningite viral - punção liquórica;
B
abscesso cerebral - punção liquórica;
C
meningite bacteriana - tomografia computadorizada de crânio;
D
abscesso cerebral - tomografia computadorizada de crânio.
Neonato, 1 mês de idade, nascido de parto domiciliar, é trazido ao pediatra devido à mãe observar dispneia e "palpitação". O paciente se encontra em bom estado geral, acianótico, normocorado e eutrófico. Apresenta desdobramento de segunda bulha e sopro sistólico em foco aórtico. Foi internado para investigação, sendo solicitado ecocardiograma com Doppler que confirmou Comunicação Interatrial (CIA). Assinale a alternativa incorreta:
Recém-nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está extendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
A lesão do manguito rotador é causa frequente de dor em ombro e de consulta em ambulatório geral e ortopédico. Qual das afirmativas abaixo está correta quanto à evolução dessa lesão?
Sobre crises convulsivas no período neonatal, assinale a assertiva correta.
Compartilhar