Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neuropediatria

Cardiopediatria

Criança, 1 ano e 2 meses de idade, portadora de tetralogia de Fallot, apresenta diminuição das atividades e febre (2 picos diários de 37,8°C). Há 3 dias teve 3 episódios de vômito. Durante a consulta, apresentou crises convulsivas com movimentos tônico-clônicos generalizados, liberação dos esfíncteres, sialorreia e perda da consciência. Indique o diagnóstico e o exame complementar mais adequado:

A
meningite viral - punção liquórica;
B
abscesso cerebral - punção liquórica;
C
meningite bacteriana - tomografia computadorizada de crânio;
D
abscesso cerebral - tomografia computadorizada de crânio.
Mulher, 58 anos, submetida à colecistectomia videolaparoscópica há 3 dias, retorna ao hospital por dor em abdome superior, febre e desidratação. Ao exame, taquicárdica, mucosas secas e descoradas, ictérica, dor à palpação no epigástrio e hipocôndrios, irritação peritonial. Hemograma com leucocitose e presença significativa de formas jovens. Dentre as alternativas abaixo, qual a melhor sequência diagnóstica para esclarecimento do quadro abdominal desta paciente?
Adolescente, 11 anos, apresenta dor no joelho E. há 1 ano, onde há aumento de volume e dor à palpação da tuberosidade anterior da tíbia E; sem outros sinais ou sintomas. Pratica futebol 4 vezes por semana. Bom estado geral, IMC entre o percentil 85–95 para a idade. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação à hérnia de PETERSEN, podemos afirmar que:
Paciente de 43 anos, apresentando vários episódios de hipoacusia flutuante e tinnitus em orelha direita, associado com tonturas rotatórias acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese, além da sensação de plenitude aural. Sintomas intermitentes com períodos de melhora. Sendo assim, o paciente apresenta a tríade clássica de Síndrome de Ménière. Nesta doença:
Compartilhar