Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Criança, 10 meses de idade, apresenta diarreia há dois meses (6 evacuações ao dia com fezes pastosas e líquidas, de grande volume, cheiro azedo, sem muco ou sangue). Teve alguns episódios de vômito nos primeiros dias. A orientação foi fazer hidratação oral. A partir de então, não apresentou mais vômitos, mas a diarreia persistiu com as mesmas características, acompanhada de perda de peso, distensão leve do abdome e assadura perianal, sem febre. Recebeu leite materno até o 6° mês de vida, quando iniciou com leite de vaca, em pó, e aos 7-8 meses: papas de fruta, legumes, carnes, ovos, bolachas e macarrão. Qual o diagnóstico provável dessa síndrome diarreica?

A
Diarreia aguda infecciosa.
B
Diarreia crônica inespecífica (síndrome do cólon irritável).
C
Diarreia persistente.
D
Diarreia crônica: alergia alimentar ou doença celíaca.
Paciente de sessenta anos de idade, com mãe falecida de câncer de mama, apresenta tumor mamário com descarga papilar serosa espontânea. Qual a melhor orientação para o diagnóstico?
Um pedreiro de 48 anos de idade, desempregado, apresentando tosse há mais de quatro semanas, fez exame de escarro e o resultado foi baciloscopia positiva (++/++++). Refere ter interrompido tratamento para tuberculose há aproximadamente oito meses, por ter se sentido melhor. Considerando as normas do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, assinale a alternativa correta.
Paciente, 10 anos de idade, sexo masculino, vem apresentando há 2 semanas, após extração dentária, queda progressiva do estado geral, febre persistente, palidez, sudorese. Nos antecedentes, é portador de insuficiência da válvula mitral de grau leve, faz uso de penicilina benzatina de 21 em 21 dias, há 2 anos. O exame físico: dispneia com SS em foco da ponta, presença de 3ª bulha. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Ecocardiograma mostra massa cardíaca oscilante em valva mitral. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à dengue, é incorreto afirmar que a(o):
Compartilhar