Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança, 11 anos de idade, foi trazida pela mãe para avaliação do peso, pois acha que seu filho está gordo. Não pratica atividades físicas regularmente, come muito carboidrato, bebe refrigerante diariamente e não gosta de verduras, legumes e frutas. Na avaliação antropométrica nota-se: peso = 43,5 kg, estatura = 1,40 m, IMC = 22,2 kg/m² (entre o percentil 90 e 95 da curva masculina para IMC - NCHS / CDC 2000). O estado nutricional do menino é:

A
eutrofia.
B
sobrepeso.
C
obesidade.
D
obesidade mórbida.
Paciente diabética com gangrena de membro inferior, por insuficiência vascular periférica, apresenta dosagem, repetida e confirmada, de potássio sérico = 7,6 mEq/dl. O eletrocardiograma (ECG) da paciente mostra ausência de ondas P, o que difere totalmente dos exames prévios. O tratamento inicial de ação imediata, eficaz para reduzir o risco de morte é a aplicação de:
Puérpera, está no 3º dia pós-cesariana por óbito fetal intrauterino. Após exame clínico cuidadoso, os achados positivo são: temperatura axilar = 38 ºC, loquiação fisiológica, abdome flácido, leucograma = 14.500/mm³ , com neutrofilia e eosinopenia; artralgia e mialgia. Deve-se:
Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia. Os seguintes exames complementares são considerados na rotina de avaliação inicial dos pacientes hipertensos, EXCETO:
Dorotéia tem 42 anos e foi ao Posto de Saúde para coleta de colpocitologia. O resultado foi lesão de alto grau. O médico do Posto de Saúde encaminhou-a para o Serviço de Referência. A propedêutica subsequente ao achado de lesão de alto grau à colpocitologia é:
Compartilhar