Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança, 11 anos de idade, foi trazida pela mãe para avaliação do peso, pois acha que seu filho está gordo. Não pratica atividades físicas regularmente, come muito carboidrato, bebe refrigerante diariamente e não gosta de verduras, legumes e frutas. Na avaliação antropométrica nota-se: peso = 43,5 kg, estatura = 1,40 m, IMC = 22,2 kg/m² (entre o percentil 90 e 95 da curva masculina para IMC - NCHS / CDC 2000). O estado nutricional do menino é:

A
eutrofia.
B
sobrepeso.
C
obesidade.
D
obesidade mórbida.
A presença de uma tumoração na linha média do pescoço, acima da tireoide, de consistência fibroelástica, arredondada, móvel à protrusão da língua, caracteriza o(a):
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.
O que é doença de Osgood-Schlatter?
Cláudio tem 42 anos, está obeso, com a pressão arterial de 150 x 100 mmHg. Vem ao consultório por apresentar uma síndrome gripal há 10 dias. É tabagista desde os 16 anos. Fuma 02 maços/dia e acende o primeiro cigarro logo após acordar. Quando perguntado sobre o desejo de parar de fumar, diz que já tentou, mas sem sucesso. Deseja tentar de novo. Você o orienta a, EXCETO:
Compartilhar