Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Criança 2 anos de idade, com retardo psicomotor (não anda, fala mal), prisão de ventre constante, hérnia inguinal, fácies inexpressivas, com protrusão de língua, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera.

A
Hipotireoidismo congênito avançado.
B
Hipotireoidismo adquirido com bócio.
C
Hipotireoidismo congênito.
D
Hipotireoidismo sem bócio.
E
Hipotireoidismo juvenil.
Sobre o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva avançada, assinale a alternativa INCORRETA.
A alocação de enxerto hepático de doador falecido no Brasil é priorizada pelo escore MELD. Esse escore é calculado por uma equação logarítmica utilizando as seguintes variáveis:
Uma paciente de 48 anos, praticante de jiu-jitsu, comparece à consulta em caráter de emergência, queixando-se de quadro de vertigem. Segundo informa, suas crises têm ocorrido de forma intermitente nos últimos meses, sempre associadas a movimentos bruscos enquanto ela se encontra deitada na cama. A realização da manobra de Dix-Hallpike evoca a instalação de nistagmo horizontal com componente rápido para a direita, além de náuseas. A paciente não apresenta qualquer comprometimento auditivo. A melhor conduta para a paciente é:
Gestante de primeiro trimestre refere sangramento intermitente, sanioso, com aspecto de “suco de ameixa”. A palpação abdominal mostra útero aumentado de volume, amolecido, incompatível com a idade gestacional referida. A ultrassonografia mostra imagem de “flocos de neve”. A primeira hipótese diagnóstica deve ser:
Compartilhar