Criança, 4 anos de idade, é internada com quadro de náusea, vômito e dor abdominal. Apresenta-se torporosa, emagrecida, febril, TAX: 38°C, com sinais de desidratação, apesar da diurese abundante, enchimento capilar: 6 seg, F.R.: 40 irpm, PA: 80x40 mmHg, F.C.: 120/bpm. Os exames laboratoriais iniciais revelaram glicemia: 500 mg/dl, K: 4,7, Na: 126, PCO2: 16 mmHg, PO2: 75 mmHg, SatO3: 95%, gasometria arterial Ph: 7,15, HCO3: 6 mEq/l. Nesse caso, pode-se afirmar que se trata, provavelmente, de
A
cetoacidose diabética
B
diarreia aguda, por rotavírus
C
choque hipovolêmico
D
septicemia
E
intoxicação alimentar
Outras questões
Homem de 45 anos de idade, tabagista, foi submetido há 6 horas à gastrectomia subtotal devido à úlcera péptica crônica e perfurada. A operação transcorreu sem intercorrência. No primeiro dia de pós-operatório apresentou febre = 38°C, taquicardia e dispneia. Ao exame pulmonar, apresentava roncos bilaterais e diminuição de murmúrio vesicular na base esquerda. O quadro respiratório e os achados ao exame pulmonar são decorrentes de:
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Assinale a conduta mais apropriada:
O megacólon congênito em crianças, também chamado de doença de Hirschsprung, pode ser diagnosticado através de vários exames complementares. Assinale aquele que NÃO faz parte dos exames desejados para o diagnóstico dessa doença.
Paciente com 38 anos apresenta dor crônica em face posterior de antebraço direito, diminuição de força de extensão dos dedos, mas sem alteração de sensibilidade. Sendo indicado tratamento cirúrgico, qual dos procedimentos abaixo seria o mais compatível com o quadro apresentado?