Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Criança, 5 anos de idade, vem há 2 semanas com febre, mal estar e dor nas articulações. Há 8 dias vem apresentando edema em face e MMII, urina escura e em menor quantidade. Ao exame, TA: 140x100 mm/Hg.O exame de urina mostra hemácias +++, proteínas ++, cilindros hemáticos e granulosos. Ureia e creatinina discretamente elevados. Os exames indicados para identificação do agente causal dessa patologia são:

A
ASLO e cultura de orofaringe
B
complemento sérico, fração C8 e fração C10
C
sumário e cultura de urina
D
pesquisa de células LE e FAN
E
biópsia renal e histoquímica
Mulher, 61 anos, admitida na emergência com quadro de obstrução intestinal. Realizou TC de abdome com contraste oral e venoso que sugeriu o diagnóstico de íleo biliar. Que outro achado radiológico tomográfico corroboraria esse diagnóstico?
Considerando que as alterações do estado mental correspondem a 30% das avaliações de emergência nos paciente idosos, não podemos afirmar que:
Lactente de 4 meses vai ao Posto de Saúde para aplicar as vacinas de rotina. A mãe informa à técnica que não formou a cicatriz da BCG. A conduta a ser seguida é:
No tratamento da crise asmática, as drogas com ação anti-inflamatória mais tardia e uma ação broncodilatadora mais precoce por promover aumento do número e na afinidade dos receptores beta agonistas são pertencentes ao grupo dos:
Compartilhar