Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Criança, 5 anos de idade, há 1 semana apresenta palidez cutaneomucosa, hiporexia, fraqueza, equimoses e petéquias. Ao exame REG, palidez cutaneomucosa (++/++++) e adenopatia generalizada. Pele: presença de equimoses e petéquias em tronco e membros, FR = 24 ipm. FC = 120 bpm. Presença de sopro sistólico (+/+6). Fígado palpável a 3 cm do RCD e baço palpável a 4 cm do RCE. Hemograma: Hb = 7,5 g/dl, GB = 1000/dl, Plaquetas = 18.000/dl. Mielograma: relação L:E 8:1, com medula óssea tomada por blastos. Imunofenotipagem mostrou: positividade para CD19, e CD20 e CD10, sendo negativa para CD33, slg, cCD3 e CD7. RT-PCR mostrou presença de t(12;21). Com base no exposto, acima o diagnóstico é:

A
leucemia linfoide aguda de linhagem T.
B
leucemia linfoide aguda de linhagem pré-B.
C
leucemia promielocítica aguda.
D
leucemia mielomonocítica aguda.
Na doença celíaca, o padrão ouro para seu diagnóstico é a biópsia intestinal que demonstra atrofia vilositária da mucosa jejuno-ileal, limitando a absorção de nutrientes. Na orientação nutricional específica, preconiza-se:
Há 2 meses, um casal perdeu um filho de 1 ano e meio vítima de meningite meningocóccica fulminante.Outro filho, de 4 anos, desenvolveu meningite 5 dias depois. Está vivo, mas apresenta sequelas. O médico está sendo processado por negligência, pois os pais não receberam orientações acerca da profilaxia de contactantes, que deveria ter sido recomendada por 2 dias, com:
Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no serviço de emergência referindo que ao jogar futebol torceu o tornozelo direito. Ao exame, ele apresentava um edema acentuado com equimoses no bordo externo do tornozelo; dor importante e impotência funcional do membro inferior direito. Na radiografia do tornozelo se observa uma fratura por avulsão do maléolo fibular. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta:
Quanto à cetoacidose, marque a alternativa correta.
Compartilhar