Questões na prática

Pediatria

Dermatologia

Dermatologia

Criança atópica, apresentando lesões disseminadas na pele, assintomáticas, com evolução de três meses, descritas como pápulas com dimensões de 1 a 2 mm, discretamente translúcidas, e algumas umbilicadas. O diagnóstico mais provável é:

A
verruga plana juvenil
B
molusco contagioso
C
xantoma eruptivo
D
prurigo estrófulo
E
queratose pilar
O diagnóstico de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu sexo e idade, na curva de percentis:
Paciente feminina, 81 anos, em tratamento ambulatorial por osteoporose, leu em revista semanal que, atualmente, existem vários tratamentos possíveis para sua condição. Refere já ter lido um pouco sobre cada um deles, mas, junto com sua filha, procura orientação sobre os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso dessas medicações. Com base no conhecimento dos efeitos colaterais esperados para os medicamentos abaixo listados, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.1. Bisfosfonatos orais. 2. Bisfosfonatos parenterais. 3. SERMs*. 4. Ranelato de estrôncio. 5. Teriparatida. ( ) Aumento da ocorrência de “fogachos”. ( ) Aumento do risco de fibrilação atrial e febre. ( ) Elevada incidência de sintomas gastrointestinais. ( ) Pode causar dor muscular, fraqueza e vertigem. ( ) Pode causar pequeno aumento de incidência de trombose venosa profunda. *SERM (modulador seletivo do receptor estrogênico) Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
A otite média aguda (OMA) é mais prevalente no lactente e na criança pequena, sendo o agente mais frequente na etiologia bacteriana:
Ainda sobre a Febre reumática em crianças, pode ocorrer, exceto:
Compartilhar