Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Hematologia

Dermatologia

Criança com 10 meses de idade vem à consulta por apresentar lesões de pele. Ao exame físico, observam-se eczema de couro cabeludo, lesões vinhosas difusas puntiformes incluindo palma das mãos e plantas dos pés, icterícia de pele e escleróticas e hepatoesplenomegalia. A principal hipótese diagnóstica é:

A
histiocitose de células de Langerhans.
B
neuroblastoma.
C
leucemia megacarioblástica.
D
síndrome de Wiskott Aldrich.
E
síndrome hemofagocítica.
A Flegmasia cerúlea dolens:
Constituem causas de elevação da calcitonina plasmática, exceto:
Em relação à regulação da resposta imune pelas células T, analise nas afirmativas a seguir: I. Células T migram da medula óssea para o timo, onde começam a expressar receptores para antígenos, sendo que, a maioria destes receptores tem duas cadeias, ? e ?, e são chamados receptores ?/?; II. Como uma consequência da seleção dentro do timo, algumas células T que têm avidez intermediária para autoantígenos entram na periferia, onde têm potencial para se transformarem em células efetoras patogênicas; III. Quando CD80 e CD86, duas proteínas de superfície de células B e células dendríticas, interagem com a molécula CD28 na superfície das células T, ocorre anergia ou tolerância imune, enquanto que a interação com CTLA-4 (“cytotoxic T - lymphocyt-associated antigen 4”) provoca ativação destas células; Analise:
Analise as alternativas abaixo, acerca da síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH). I. São uns dos achados essenciais para o diagnóstico da SIADH; a diminuição da osmolaridade efetiva (< 275 mOsm/Kg de água) e osmolaridade urinária > 100 mOsm/Kg de água durante hipotonicidade. II. Sódio urinário > 40 mmol/L com ingestão de sódio na dieta normal. III. Função tiroidiana e adrenal normais. E responda:
Compartilhar