Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança com 12 anos de idade apresenta quadro de coriza, dor de garganta, febre e tosse seca acentuada. No exame físico apresenta FR de 40 irpm e raros sibilos. Radiografia de tórax mostrou infiltrado intersticial nos campos médios dos dois pulmões com pequenas áreas de densidade homogênea. Assinale o item CORRETO:

A
Pneumonia pneumocócica. Deve ser tratada com penicilina benzatina por causa da idade e por apresentar quadro de infecção de leve gravidade.
B
Pneumonia por Chlamydophila pneumoniae. O tratamento de escolha é eritromicina.
C
Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae. Prescrever azitromicina.
D
Pneumonia viral aguda que deve ser tratada com medicação sintomática.
São formas de miopatia, EXCETO:
Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresentando dor retroesternal há 4 semanas com investigação cardiológica normal. Nesse caso, qual exame solicitar e por quê?
Um residente (R3) de ginecologia atende uma mulher em idade reprodutiva. A paciente se queixa de “dor à evacuação” e demonstra muita preocupação, pois observou sangue nas fezes. A seguir realizou uma colonoscopia com resultado normal. Referia também ciclos menstruais irregulares. Após solicitar alguns exames complementares, o residente esclareceu a paciente de que se tratava de uma endometriose do tipo:
A síndrome dos ovários policisticos (SOP) pode ter origem genética ou estar relacionada à resistência à insulina, ou também a um distúrbio do ovário. Porém existem alguns fatores agravantes para o desenvolvimento da SOP, como por exemplo:
Compartilhar