Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança com 12 anos de idade apresenta quadro de coriza, dor de garganta, febre e tosse seca acentuada. No exame físico apresenta FR de 40 irpm e raros sibilos. Radiografia de tórax mostrou infiltrado intersticial nos campos médios dos dois pulmões com pequenas áreas de densidade homogênea. Assinale o item CORRETO:

A
Pneumonia pneumocócica. Deve ser tratada com penicilina benzatina por causa da idade e por apresentar quadro de infecção de leve gravidade.
B
Pneumonia por Chlamydophila pneumoniae. O tratamento de escolha é eritromicina.
C
Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae. Prescrever azitromicina.
D
Pneumonia viral aguda que deve ser tratada com medicação sintomática.
Considere-se o caso de paciente feminina, de 36 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) =33kg/m², com Relação Cintura/Quadril (RCQ)=1. Segundo a World Heath Organization (WHO), 1998,
Os sintomas de disfagia associados à perda de peso podem indicar sintomas de câncer esofágico em estágio avançado. Normalmente estes sintomas ocorrem:
Uma escolar de 9 anos apresenta cefaleia intensa, tonturas e urina escura há 24 horas. No exame clínico, são significativos os seguintes achados: frequência cardíaca de 110 bpm; PA 175/110mmHg e T: 36,9ºC. O diagnóstico mais provável para esse quadro clínico é:
O risco verificado em mulheres fumantes com mais de 35 anos, usuárias de pílula anticoncepcional relaciona-se a:
Compartilhar