Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Criança com 12 meses de idade foi trazida à consulta por quadro de diarreia, vômitos e febre iniciado há 2 dias instituiu-se reidratação. Por encontrar-se moderadamente desidratada, institui-se reidratação. Foram realizadas coprocultura e pesquisa de leucócitos fecais. A presença de leucócitos fecais sugere:

A
intolerância à lactose.
B
intolerância à proteína do leite.
C
estrongiloidíase.
D
gastroenterite viral.
E
gastroenterite bacteriana.
Na emergência pediátrica do IJF havia quatro crianças com DENGUE. Três delas foram internadas com sinais de alarme da doença. Por favor, marque a opção na qual, a princípio, o (a) paciente está com um quadro de dengue clássica:
Liliana, 12 anos, apresentou um quadro súbito de febre, cefaleia intensa, vômitos e rigidez de nuca. Na emergência do IJF, a pediatra solicitou exame do LCR (Líquido Céfalo-Raquidiano) e iniciou tratamento para meningite meningocócica. Qual desses achados poderia ter sido encontrado que sugerisse essa etiologia?
Recentemente, divulgaram-se mais de 1.000 casos de infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos às cirurgias vídeo-endoscópicas e plásticas, entre outras, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Estes casos apresentaram-se como infecções de pele e tecido subcutâneo com abscessos piogênicos, reação inflamatória aguda e supuração, com evolução lenta, formação de nódulos granulomatosos, ulceração e fistulização. Fato comum a todos os casos foi a falta de resposta aos antibióticos para cocos Gram positivos, e para bacilos Gram negativos inclusive multiresistentes, e ainda a observação de BAAR nestas lesões. A partir das informações acima, avalie as alternativas e assinale a correta:
Associe as colunas e assinale a alternativa que contem a sequência correta: [I]- Primeira bulha hiperfonética. [ ]- Taquicardia [II]- Primeira bulha hipofonética. [ ]- Hipertensão sistêmica [III]- Componente aórtico hiperfonético da segunda bulha. [ ]- Estenose aórtica calcificada [IV]- Componente aórtico hipofonético (suave) da segunda bulha. [ ]- Hipertensão pulmonar [V]- Componente pulmonar hiperfonético da segunda bulha. [ ]- Estenose mitral
Compartilhar