Criança com 12 meses de idade foi trazida à consulta por quadro de diarreia, vômitos e febre iniciado há 2 dias instituiu-se reidratação. Por encontrar-se moderadamente desidratada, institui-se reidratação. Foram realizadas coprocultura e pesquisa de leucócitos fecais. A presença de leucócitos fecais sugere:
A
intolerância à lactose.
B
intolerância à proteína do leite.
C
estrongiloidíase.
D
gastroenterite viral.
E
gastroenterite bacteriana.
Outras questões
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido o quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: a febril, bom estado geral, dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A procidência do reto se caracteriza por prolapso de:
Paciente de 9 meses de idade, sexo feminino, portadora de Síndrome de Down, com dificuldade de ganho de peso, apresentado pneumopatia de repetição (várias consultas em pronto atendimento com traqueobronquite - sic), dá entrada no PS com FR = 45 mrpm, FC = 167 bpm T = 36,4ºC. Ao exame apresenta-se com tiragem IC baixa, cianose perioral, crepitantes em ambos HT, Hiperfonese de 2º bulha em foco pulmonar, sem sopros. Consultava com médico generalista na cidade de origem e tinha diagnóstico de desnutrição e pneumopatia por ter Síndrome de Down e facilidade de contrair infecções. Ao RX apresentava Infiltrado alveolar bilateral, comprometendo hilos e aumento da área cardíaca. O diagnóstico mais provável e conduta:
Homem, 70 anos, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 10 kg neste período (peso habitual 75 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia mostrou se tratar de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.