Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Criança com 2 anos de idade apresenta anemia megaloblástica. Na anamnese é detectado que usa quase que exclusivamente leite de cabra. A etiologia provável da anemia é deficiência de:

A
vitamina B12
B
ferro
C
zinco
D
cobre
E
ácido fólico
Um lacônico pedido de parecer, enviado por colega de outro hospital público, traz a você um comerciário de 29 anos. A razão do encaminhamento foi “aumento da AST (TGO)”. Não há história anterior de doença do fígado e, no hepatograma, a ALT (TGP) está normal. A origem desse aumento da AST deve ter, como primeira hipótese, vínculo com:
Lactente de oito meses de idade é atendido na UBS da sua comunidade com quadro de resfriado comum há três dias. Exame objetivo: bom estado geral, temp. axilar = 36,7º C. No Cartão da Criança, verifica-se a seguinte cobertura vacinal: BCG na alta neonatal (sem cicatriz); vacina contra hepatite B (HB): duas doses no 1º e 30º dias de nascimento; 1ªs doses das DPT+Hib, VOP (vacina oral contra poliomielite) e antirrotavírus monovalente humana (VORH) aos dois meses de idade. De acordo com o PNI/MS do Brasil, nesse lactente, na oportunidade, devem-se aplicar as seguintes vacinas:
Assinale a assertiva correta sobre hepatite viral em crianças.
Neonatologista recebeu na sala de parto, um bebê filho de mãe com pré-eclampsia grave, hipotônico e cianótico. Colocou-o sob uma fonte de calor radiante, enxugando-o, assegurou-lhe a permeabilidade das vias aéreas e continuou a reanimação neonatal. Com 1 minuto obteve: Frequência cardíaca = menor que 100 bpm, Movimento respiratório = ausente, Tonus = alguma flexão, Reflexos = ausente e Cor = Azul-pálida. No 5º minuto: Frequência Cardíaca = maior que 100 bpm, Movimento Respiratório = irregular, Tonus = Alguma flexão, Reflexos = choro forte, Cor = Rósea. O Apgar foi:
Compartilhar