Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Criança com 2 anos de idade apresenta febre persistente, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia. Hemograma demonstra anemia, leucopenia e plaquetopenia. Aspirado de medula óssea afastou a hipótese de leucemia. Foi então pensado em síndrome hemofagocítica. Para esse diagnóstico, espera-se encontrar:

A
hipofibrinogenemia, hipertrigliceridemia, hiperferritinemia
B
hiperfibrinogenemia, hipertrigliceridemia, ferritina normal
C
hipofibrinogenemia, hipercolesterolemia, VCA-IgM anti Epstein-Barr reagente
D
hiperfibrinogenemia, hipertrigliceridemia, ferritina diminuída
E
hiperfibrinogenemia, hipercolesterolemia, ferritina normal
Assinale o segundo tumor hepático benigno mais frequente.
Qual das alternativas abaixo não é característica da faringoamigdalite bacteriana (estreptocócica) em crianças?
Um lactente sadio, de quatro meses de idade, chega a um posto de saúde para atualizar seu calendário de vacinas. O mesmo recebeu apenas uma dose da vacina BCG e uma dose da vacina contra Hepatite B, ao nascer. De acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que vacinas devem ser administradas a esse lactente neste momento?
Jovem de 15 anos, hígida, com ciclos menstruais regulares (com duração de 7 dias em intervalos de 28 a 30 dias), veio à consulta por dismenorreia. Informou que ainda era virgem e que a menarca havia ocorrido aos 12 anos. A dor, que iniciara há 1 ano, 20 meses após a menarca, caracterizava-se por ser constante desde o primeiro sinal do fluxo até o último dia da menstruação. Ao exame clínico, não foram constatadas anormalidades e o hímen estava íntegro. Diante deste quadro, assinalar a alternativa CORRETA.
Compartilhar