Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Criança com 2 anos de idade apresenta febre persistente, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia. Hemograma demonstra anemia, leucopenia e plaquetopenia. Aspirado de medula óssea afastou a hipótese de leucemia. Foi então pensado em síndrome hemofagocítica. Para esse diagnóstico, espera-se encontrar:

A
hipofibrinogenemia, hipertrigliceridemia, hiperferritinemia
B
hiperfibrinogenemia, hipertrigliceridemia, ferritina normal
C
hipofibrinogenemia, hipercolesterolemia, VCA-IgM anti Epstein-Barr reagente
D
hiperfibrinogenemia, hipertrigliceridemia, ferritina diminuída
E
hiperfibrinogenemia, hipercolesterolemia, ferritina normal
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. Os sinais mais precoces de sindrome compartimental são o déficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pápulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue o item seguinte. O período mais provável de transmissão dessa doença ocorre nos dois dias que antecedem às manifestações clínicas até o segundo dia de sintomatologia.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de 5 anos de idade deu entrada no pronto-socorro. A mãe referiu que a filha apresenta emagrecimento nos últimos dois meses, poliúria, polidipsia e polifagia. Hoje, teve queda do estado geral, com sonolência excessiva. No exame físico, a paciente encontrava-se magra, desidratada ++/4 e com respiração acidótica (Kussmaul). Os exames laboratoriais apresentam glicemia de 512 mg/dL, acidose metabólica (pH 7,2 e bicarbonato - 12 mEq/L), cetonúria positiva (+++) e potássio de 4,5 mEq/L. A principal suspeita diagnóstica foi de diabetes melito, e os quadros clínico e laboratorial foram compatíveis com cetoacidose diabética. Nessa situação, a terapêutica mais indicada é hidratação rápida, insulinoterapia em doses baixas e oferta precoce de potássio.
Compartilhar