Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Criança com 2 anos e cinco meses chega ao Pronto-Socorro de Pediatria. Mãe relata que há 15 dias iniciou com tosse e coriza hialina. Há 3 dias iniciou com febre e piora da tosse, que se intensificava à noite. Refere também obstrução nasal e crostas em narinas pela manhã. Ao exame a criança mantinha-se em bom estado geral, eupneica com ausculta pulmonar normal. Oroscopia mostrava discreta hiperemia de orofaringe e gotejamento retronasal de secreção amarelada. Mãe negava passado de asma. Peso: 13kg. Qual a conduta mais adequada?

A
Orientar a mãe de que se trata de um resfriado comum. Prescrever antitérmicos e soro fisiológico em narinas.
B
Solicitar radiografia de seios paranasais visto que o quadro é sugestivo de sinusite bacteriana.
C
Iniciar com prednisolona oral e nebulização com soro fisiológico e broncodilatadores, visto que a tosse persistente é sugestiva de hiperreatividade brônquica.
D
Iniciar tratamento antibiótico com amoxicilina oral e instilação de soro fisiológico em narinas.
Qual destes marcadores é o melhor indicador da endometriose avançada?
Adolescente de 17 anos, sexo feminino, procura consulta por estar apresentando desmaios e tosse há 40 dias. Relata três episódios de perda de consciência, de rápida duração, astenia moderada e diminuição de apetite há 10 dias. Ao exame: palidez cutâneo mucosa, emagrecida, FR: 36 irpm; FC:78bpm; PA:120x70; discreta turgência de jugulares; fígado e baço não palpáveis. Radiografia tórax: massa mediastinal à esquerda com compressão da Carina. A hipótese diagnóstica é:
Qual a doença de base predominante em pacientes em terapia renal substitutiva no Brasil?
Do ponto de vista cirúrgico, o fígado é dividido em:
Compartilhar