Criança com 4 anos de idade, não vacinada com BCG, apresenta-se com teste de PPD = reator forte 12mm, assintomática, Rx do tórax sem anormalidades. Pai e mãe são tuberculosos, baciliferos e iniciaram uso do Esquema I há dez dias. A conduta correta em relação à criança é:
A
Apenas observar, se vier a apresentar sinais/sintomas entrar com Esquema I.
B
Quimioprofilaxia secundária, com isoniazida por seis meses.
C
Quimioprofilaxia primária, com isoniazida por três meses.
D
Tratamento com Esquema I por seis meses.
E
Repetir o teste PPD e Rx do tórax em três meses.
Outras questões
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A gastrosquise é um defeito da parede abdominal no sítio do anel umbilical, recoberto por âmnio e peritônio. ( ) Bebês com gastrosquise apresentam incidência de 50% de anomalias associadas. ( ) Na onfalocele, o defeito abdominal é adjacente e lateral a um cordão umbilical de inserção normal, não recoberto por saco membranoso. ( ) Um dos desafios mais difíceis na conduta da gastrosquise é lidar com intestino disfuncional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas; ( ) Os neuroblastomas são originados das simpatogônias, células indiferenciadas da crista neural; ( ) Aproximadamente 50% dos pacientes têm doença localizada ao diagnóstico; ( ) Os olhos de guaxinim (ou olhos de panda) não estão associados a tumor metastático; ( ) A cintilografia com MIBG (metaiodobenzilguanidina) é indicada para o diagnóstico de metástases ou do tumor primário; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
O local mais comum de oclusão arterial aguda por êmbolo é:
Dentro da avaliação perioperatória, assinale a alternativa INCORRETA