Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Criança com 4 anos de idade, não vacinada com BCG, apresenta-se com teste de PPD = reator forte 12mm, assintomática, Rx do tórax sem anormalidades. Pai e mãe são tuberculosos, baciliferos e iniciaram uso do Esquema I há dez dias. A conduta correta em relação à criança é:

A
Apenas observar, se vier a apresentar sinais/sintomas entrar com Esquema I.
B
Quimioprofilaxia secundária, com isoniazida por seis meses.
C
Quimioprofilaxia primária, com isoniazida por três meses.
D
Tratamento com Esquema I por seis meses.
E
Repetir o teste PPD e Rx do tórax em três meses.
Com respeito à Demência Vascular, indique a INCORRETA.
Em relação ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), confira a veracidade das seguintes afirmações. I - As obsessões são definidas como pensamentos egodistônicos recorrentes, enquanto as compulsões são ações ritualizadas que devem ser realizadas para aliviar a ansiedade. II - O TOC é, com frequência, complicado por depressão e por sério prejuízo no funcionamento ocupacional e social. III - Na maioria das vezes, não são identificados os fatores relacionados ao início ou agravamento dos sintomas. Assinale a alternativa correta.
Sobre a cefaleia da hemorragia subaracnoideia, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É diferenciada das demais devido a faixa etária dos pacientes. ( ) Precisa de punção lombar para diagnóstico. ( ) Deve ser lembrada nos casos graves de comprometimento da consciência. ( ) Se acompanhada de crise álgica importante, determina pior prognóstico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:
Compartilhar