Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:

A
Febre maculosa.
B
Leishmaniose visceral.
C
Tuberculose.
D
Linfoma.
Acerca das intercorrências clínicas na gestação, assinale a opção correta.
A hérnia diafragmática congênita continua sendo uma das condições mais desafiadoras tratadas pela cirurgia pediátrica. É INCORRETO que
Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:
Fumante de 60 anos dá entrada no pronto-socorro com quadro de febre, tosse produtiva e dispneia. O RX do tórax revela derrame pleural esquerdo, com infiltrado pneumônico subjacente. A análise do líquido pleural revela líquido turvo; proteína = 4,5 g/dl; LDH = 300 Ul/L; 3.000 leucócitos/mm³ sendo 90% PMN; glicose = 65 mg/dl; pH = 7,09. Das características do líquido pleural neste caso, a que indicaria necessidade de drenagem torácica fechada em selo d’água é o valor do (a):
Compartilhar